30 September 2007

( 3 ) NÃO RESISTI

(1) Pequenos Posts de Domingo


Ganda Pedro!
Não tenho nada contra o Mourinho.
Não me move qualquer sentimento de inveja,que é apanágio do nosso povo, pelo facto do senhor ganhar milhões. O tipo é bom, e o resto é conversa.
Mas fazerem da chegada dele à Portela um caso de Estado, é um verdadeiro escândalo.
Não vou pôr aqui o vídeo do Pedro Santana Lopes a abandonar o estúdio onde estava a dar uma entrevista porque está em todo o lado.
Mas que diabo, o homem,mal ou bem, foi 1º Ministro deste País.E foi convidado para ir ao programa.
Ganda Pedro!

Luis Filipe Menezes ganhou
Como já disse num post anterior, há uns anos deixei de votar. Só porque não tenho em quem.
Portanto também não votaria nas directas, até porque não sou militante do Psd. A questão, é que, com a história da alternância democrática, daqui a pouco é 1º Ministro.
Bem, do mal o menos: deste não restam dúvidas que é médico cirurgião.
Para bom entendedor...

Mandela Morreu
Eu não sabia e costumo andar bem informada.
Os jornais não noticiaram.
As televisões nada.
Mas o Senhor Bush declarou isso ao Mundo, num discurso que fez.
Já perguntei, mas volto a perguntar:E não se pode exterminá-lo?

A Constituição Europeia
Na impossibilidade da sua aprovação, passou para Tratado Institucional. Pergunto eu: alguém nos avisou? Que valor tem? É da minha vista ou já todos perceberam que a Europa, a tal dos 27 ( já vai em 27), está por um fio? Mas também não é de admirar: nós não gostamos dos espanhóis, a Bélgica está prestes a transformar-se em vários mini paises, tipo Lego,os franceses não gostam de ninguém e ninguém gosta dos alemães, os ingleses gostam mesmo é deles próprios, portanto se alguém me explicasse esta salada, eu ficava muito agradecida.

Alguém pensa no Tibete?
Milhares de monges tibetanos juntaram-se na passada terça-feira em Rangum para protestar contra a Junta Militar que governa Mianamar desde 1962. O movimento alastrou pelo País e estima-se que se tenham manifestado mais de 100 mil pessoas. a última vez que o fizeram, em 1988, houve um banho de sangue em que morrerem mais de 3 mil pessoas.
Porque será que nenhum País do Mundo civilizado se incomoda?
Porque será que o senhor Bush não se mete no assunto? Será porque lá não há petróleo?
Nah!!!

Luis Costa Ribas
O antigo correspondente da Sic nos EUA vai leccionar um curso no Centro de História Contemporânea e Relações Internacionais, que dá pelo nome pomposo de "Individualismo de Sucesso". Com isso ele pretende dar a conhecer a sociedade americana nas suas várias vertentes.
Pergunto eu, que sou muito perguntadora: se o senhor Ribas lá viveu 14 anos porquê que não é um homem de sucesso?

Cristiano Ronaldo no seu melhor
Numa entrevista ao 24 horas ele afirma" Acredito que sou um bom exemplo para as pessoas. Sou sossegado e só muito raramente faço noitadas".
Nem comento.

E por aqui me fico.
Amanhã há mais.
Enjoy.

28 September 2007

BlueVelvet's Fantasies


Ainda no tal jantar do swing,( foi um jantar muito interessante, a sério ) o tal meu amigo, já depois de ficarmos esclarecidos quanto ao swing, perguntou-me se eu nunca tinha fantasias. Bem, fantasias tenho, tipo sair-me o euromilhões, ser Ministra da Saúde ou da Justiça, escrever um Best-Seller, viver em Nova Iorque, coisas assim.

Não, dizia ele, assim de ir para a cama com uma mulher, ou ver passar um tipo e pensar: Hum, este...

Pois é, em boa verdade tenho algumas fantasias, que serão, um dia destes, alvo de um escrito.

Para já, aqui ficam imagens que me fazem fantasiar...e muito.

27 September 2007

A MENINA SWINGA???


Quando me meti na Blogosfera fi-lo pelo simples prazer de escrever.

Sempre escrevi e com 16 anos trabalhava num jornal muito respeitado lado a lado com grandes jornalistas de hoje.

A vida deu voltas, mas continuei a escrever.

Depois o Blog saltou o muro da minha intimidade para o círculo de amigos e familiares, e agora já vou tendo um grupinho que me lê.

Daí que sempre oscile em me expor ou simplesmente comentar os acontecimentos que todos os dias nos chocam, nos enternecem, nos revoltam, enfim, nos fazem pensar.

Também quando comecei a navegar, descobri que há Blogs generalistas, e outros que estão voltados sempre para um mesmo tema.

E eu, que me orgulho de ser muito "desalinhada" descobri que há Blogs só de sexo e alguns da mais reles pornografia. Só lá vai quem quer, é óbvio, mas há os que lá caiem, como eu, por mero acaso. Portanto, devia haver um aviso, ou uma bolinha no canto superior esquerdo ( ou direito, tanto faz), ou mesmo um filtro, para que os incautos, como eu, não aterrassem de barriga e sem colchão de espuma... Ainda por cima, quem os escreve, dá-se ao luxo de filtrar os comentários, para só lá deixar os que lhes fazem salamaleques.

Enfim, há gostos para tudo, e eu não tenho nada com isso. Como costumo dizer: desde que não me obriguem, tudo bem.

Tenho um amigo americano, que passa a vida a dizer-me para me provocar:- I'd rather have great sex, than bad romance. Ao que eu respondo, invariavelmente: What's wrong on having all of it?

Bom, mas voltando ao tema deste escrito, não há nada mais na moda do que swingar, e antes de continuar, não resisto a contar uma história que me aconteceu há uns anos, numa saída à noite para jantar com um piqueno por quem estava caidínha de todo.

Ia o jantar a meio, era a 2ª vez que saíamos e de repente, entre uma garfada de carpaccio e um golo de Kaipirosca, eis que ele me pergunta: E a menina swinga?

Com a maior calma respondi: - Bem, dado que não são ritmos do meu tempo, prefiro o rock.

Acho que nunca mais me vou esquecer da cara dele. Olhou para mim como se eu fosse um ET. E insistiu: - Sim, mas não estou a falar de música.

E eu: - Ah, não?

É de outra coisa...

Pois, então, não sei o que é.

Vai daí ele explicou-me tudo e mais alguma coisa, a saber:

O que é ser swinger? O que é o swinging?O termo swing, em inglês, significa baloiçar ou variar entre duas coisas.Nesta acepção, swinger é todo aquele que tem relações sexuais fora do casamento, mas com o conhecimento, concordância, colaboração e muitas vezes ajuda do seu cônjuge. É a chamada pimenta do casamento.

Só os membros de um casal podem ser swingers já que é necessário o conhecimento e concordância do outro cônjuge.

Existem casais swingers com vários “formatos”:• os que praticam swinging a dois (e não necessariamente ao mesmo tempo) com um dos membros do outro casal ou com um individual;• os que praticam swinging a três (formando trios com qualquer dos sexos) com um dos membros do outro casal ou com um individual;• os que praticam swinging a quatro (ligando-se apenas com outro casal swinging) em que todos os membros estão sempre juntos ou não;• os que praticam swinging com mais de um casal em simultâneo (em várias combinações possíveis).

Qualquer casal pode ser swinger? Nem pensar. Apenas os casais felizes.

E muitas mais coisas que não retive, porque em bom rigor estou muito mais preocupada com o que se passa no Sudão do que com isto. Mas, fiquei a achar que com estes tópicos, já me safava em qualquer conversa.

Aviso à navegação: não sou santa e não quero ser. Adoro malandrices. Acho que entre 2 pessoas vale tudo menos tirar olhos.

Agora, seja a dois, a três ou a quatro, tanto se me dá, para mim é um bacanal. Bacanal lembra-me Nero. Nero lembra-me o Coliseu de Roma. Nada de bom portanto.

Depois é uma actividade muito redutora, coisa que não gosto. Então só os casais felizes é que podem swingar? Mas isso é uma injustiça. Afinal, os infelizes é que deviam precisar de se animar um pouco. Ter novas experiências. Quem sabe, trocar o marido ou a mulher por um parceiro de swing. Ah, não pode ser! Esqueci-me que isto tem regras.

Então e a pimenta? Bem, se fosse com a senhora minha mãe, era uma desgraça. A senhora é alérgica. Dá tantos espirros que se não tomar logo um remédio, tem um ataque de asma. Ora, um ataque de asma no meio daquela confusão de braços, pernas,pirilaus, línguas e não sei mais o quê a senhora ainda morria sufocada.

E depois há aquela coisa da concordância do cônjuge. Como é que é? Antes do 25 de Abril é que as mulheres precisavam de autorização do marido para levar os filhos para o estrangeiro. Portanto, se o cônjuge não autorizar, adeus swingada. Ora isso não é justo. Alguém precisa de autorização para ir ao cabeleireiro, ao football, ao supermercado, à sessão da tarde do Quarteto? Sim, porque os swingers acho que isso é uma actividade normal. Logo, tão normal como ir a um dos sítios atrás mencionados.

É que não há normal assim assim, mais normal ou menos normal.

Ou é ou não é.

E tem mais: sou adepta fervorenta da frase do Churchill que afirmava que " quando se faz uma coisa, que se faça bem feita". Ora, alguém me explica como é que se faz um linguado a um homem que não se conhece, enquanto outro nos penetra não sei bem em que orifício, enquanto outra mulher nos chupa os mamilos, e no meio disto tudo ainda espreitamos pelo canto do olho o que o nosso autorizado cônjuge está a fazer e a quem? Desculpem lá, mas alguma coisa fica por fazer...

Conclusão nº 1: Nunca swinguei com o meu potencial namorado, ele nunca chegou a ser meu namorado, mas eu aumentei e muito, a minha cultura geral.

Conclusão nº2: Os potenciais interessados ficam já a saber que o que gosto mesmo é de um ramo imenso de rosas chá, que só para chatear são difíceis de encontrar e caríssimas. Em último caso, podem ser amarelas. Vermelhas, nunquinha. E por favor,nunca compradas no restaurante a um indiano.

Conclusão nº3: Last but not the least: quando sairem com um/uma desconhecida, o que está a dar, não é a velha frase " A menina dança?" é " A menina swinga?"

26 September 2007

LOVE IS...


Love is…ou Amar é…começou por ser uma frase que Kim Grove, uma artista neo-zelandeza escrevia para o namorado, do tipo dos Post-it de hoje, em finais dos anos 60. Foi registado como imagem de marca em 1970, e o seu desenho mais famoso é o célebre "Love Is...being able to say you are sorry", publicado pela 1ª vez a 9 de Fevereiro de 1972.
Kim Casali morreu em Junho de 1977, mas o filho, Stefano Casali continuou o trabalho da mãe e a assinar Kim.
Os desenhos são sempre de um menino e uma menina, nús ( será que alguém reparou alguma vez, que eles estão nús, dada a imensa inocência que transparece nas suas carinhas?), e as frases eram do mais doce que se possa imaginar.
Imagino que todos nós demos ou recebemos um postal, um cinzeiro ou um porta-chaves com um Love is...
Pois é, mas como a tradição já não é o que era, eis que me enviam vários Love is...com as mesmas frases deliciosas, mas com poses algo diferentes, embora sempre deliciosamente inocentes.
E se alguém não concordar comigo, bato-lhe!HiHiiiiii






23 September 2007

THE MAN I LOVE

Someday he'll come along, The man I love
And he'll be big and strong, The man I love
And when he comes my way
I'll do my best to make him stay
He'll look at me and smile, I'll understand
Then in a little while, He'll take my hand
And though it seems absurd
I know we both won't say a word
Maybe I shall meet him Sunday,
Maybe Monday, maybe not
Still I'm sure to meet him one day
Maybe Tuesday will be my good news day
He'll build a little home, That's meant for two
From which I'll never roam, Who would, would you
And so all else above
I'm dreaming of the man I love

22 September 2007

ANA CAROLINA E SEUS QUARTOS

Porque hoje é sábado e amanhã é domingo apetece fazer um post mais leve, bonito, sem grandes dúvidas ou polémicas.
Apetece ouvir música de qualidade e ler um bom livro.
Falando de boa música, porque hoje é sábado e amanhã é domingo, apetece falar de Ana Carolina.
Mineira, provocadora e com uma voz fantástica, apareceu em 1999 com Perfil e vendeu um milhão de exemplares.
Seja por isso, ou pela sua qualidade não se pode ignorá-la quando se fala, gosta ou pensa na nova MPB.
A parceria com Seu Jorge, as suas polémicas declarações à revista Veja onde se assume como bissexual e o lançamento do duplo CD QUARTOS lançaram-na, definitivamente no campo onde está a melhor música que se faz no Mundo.
Tem de tudo:samba, hip-hop,tango, electro-pop e baladas, que tanto são românticas como satíricas ou até mesmo existencialistas.
As letras são ousadas. Tanto, que no Brasil, o disco avisa para o seu carácter explícito!!!
Mas, como cronista destes tempos, ela continua a dar voz às mulheres muuuuuuuito apaixonadas, a uma sociedade cansada de contradições e prisões e a manter uma figura de sexualidades ilimitadas.
As canções são de uma beleza rara, e ela é óptima.
Deixo aqui as que mais gosto, mas não se pode esquecer Nada te Faltará, Ruas de Outono, Eu comi a Madonna, e Tolerância.
Algumas cantou-as num show a que chamou " Estampado", exactamente o título de uma das suas mais conhecidas e difíceis canções, outras moram no meu coração.
Rosas é um dos seus emblemas.
Mas,o melhor é ouvir tudo mesmo.
Juntei várias.
Enjoy!

E dura, dura, dura



http://www.kiwee.com/?c=kw3sn6391

19 September 2007

Inconstitucionalidade da Prisão Preventiva e a revisão do CPP

Há uns bons anos, um colega meu conseguiu a condenação de um assassino num processo muito mediático. Passados uns tempos, o dito fugiu do estabelecimento prisional onde cumpria pena, e, naturalmente, a sua fuga foi noticiada em tudo o que eram televisões e jornais.
Liguei logo para esse colega, e disse-lhe:-Olhe lá, depois do trabalho que lhe deu conseguir que ele fosse condenado, o quê que sente, agora que ele se pirou?
- Nada. Fez ele muito bem.A minha obrigação como advogado era conseguir que ele fosse condenado. A obrigação dele era fugir.Ninguém gosta de estar preso.
Pois!!!
Quando desliguei não sabia se ria ou se achava que o tipo é maluco. Quer dizer, eu sei que ele é maluco, mas mesmo assim...
O facto é que se as pessoas gostassem de estar presas, não se lhes dava como castigo pelos crimes que cometem, penas privativas de liberdade, portanto...
Portanto pus-me a pensar, e desde então que afirmo que a prisão preventiva, fora de flagrante delito ou sem haver confissão, é inconstitucional.
Ora vejamos:
Diz a Constituição:
2. Ninguém pode ser total ou parcialmente privado da liberdade, a não ser em consequência de sentença judicial condenatória pela prática de acto punido por lei com pena de prisão ou de aplicação judicial de medida de segurança.

3. Exceptua-se deste princípio a privação da liberdade, pelo tempo e nas condições que a lei determinar, nos casos seguintes:

a) Detenção em flagrante delito;

b) Detenção ou prisão preventiva por fortes indícios de prática de crime doloso a que corresponda pena de prisão cujo limite máximo seja superior a três anos;

4. Todos têm direito a que uma causa em que intervenham seja objecto de decisão em prazo razoável e mediante processo equitativo.

5. Para defesa dos direitos, liberdades e garantias pessoais, a lei assegura aos cidadãos procedimentos judiciais caracterizados pela celeridade e prioridade, de modo a obter tutela efectiva e em tempo útil contra ameaças ou violações desses direitos.

2. A prisão preventiva tem natureza excepcional, não sendo decretada nem mantida sempre que possa ser aplicada caução ou outra medida mais favorável prevista na lei.

Muito bem, isto é o que a lei diz. Mas não é o que acontece.
A prisão preventiva não tinha até agora natureza excepcional.Bem pelo contrário.
Celeridade é coisa que não há desde que um processo começa até que termina definitivamente, após sentença transitada em julgado.
Quem afere do que é "um prazo razoável"? O preso ou quem o mantém preso?

2. Todo o arguido se presume inocente até ao trânsito em julgado da sentença de condenação, devendo ser julgado no mais curto prazo compatível com as garantias de defesa.

Há anos que este assunto me persegue e é inclusivé tema de uma tese de Mestrado.
Não quero maçar quem me lê com termos incompreensíveis, mas afirmo que:
- quase todos os arguidos sujeitos a prisão preventiva não gozam da presunção de inocência.
- embora haja prazos limite para a duração da prisão preventiva, são quase sempre esgotados, o que deita a tal ideia de celeridade por terra.
- até agora a regra era a prisão preventiva, e a caução a excepção, além do que, para haver caução é preciso haver dinheiro. Quase nunca há. Ou melhor, há para os privilegiados, logo o direito constitucional da igualdade dos cidadãos independente da sua situação económica, vai prás cucuias ( é um local muito distanteeeeeeee, em brasileiro :)).

Portanto, quando agora se ouve e lê nos orgãos de comunicação social que muitas centenas de presos preventivos, alegadamente culpados de crimes horrendos foram postos em liberdade, acreditem que a culpa não é deles. Nem da lei. Nem de quem a aplica.É culpa do sistema, e não sejamos ingénuos,o sistema tem cara: é o Governo que temos e os que já tivemos. Os juízes trabalham desalmadamente mas não dão vazão aos processos que se amontoam nas suas secretárias. Os funcionários que trabalham nos Tribunais até há uns anos nem computador tinham, e ainda hoje os processos são cosidos,à mão, com umas agulhas monstras e uma linha que dá para enforcar uma pessoa. Tudo isto é jurássico.
Portanto não me venham falar na Revisão do CPP. Nem das suas consequências.
Há é que ir à raiz do mal (não, não é o filme do Richard Gere...): há poucos juízes, poucos Tribunais e as cadeias estão cheias e as condições da população prisional são uma vergonha.
E a solução é tão fácil que parece o o ovo de Colombo : admitam mais juízes, não façam do CEJ um reduto de elite, façam cursos para os milhares de advogados desempregados para permitirem que possam passar para a Magistratura se assim o desejarem. Mas não deixem de fora os que têm mais de 35 anos ( olhem a igualdade...)ou não se licenciaram na Católica ( olhem a igualdade...)ou não têm cunhas ( olhem a igualdade...).
Mas sobretudo não queimem em praça pública o legislador que fez a revisão do CPP.
É mais do que justo que uma pessoa não tenha que passar 2 ou 3 anos em prisão preventiva. Ou é culpada ou não é!
Dá-me isto uma raiva!
Às vezes, para falar é preciso saber.

18 September 2007

40 RAZÕES PARA NÃO TER FILHOS

Quando penso que depois de ter visto um porco a andar de bicicleta (a frase não é minha, claro) já pouco me pode surpreender, eis que acontece qualquer coisa que me deixa estarrecida.
Chegou-me na forma de um artigo saído na última Sábado.
Uma economista francesa de 43 anos, a contas com a Justiça por em 2004 ter escrito um livro " Bom Dia Preguiça" onde ensina truques para se trabalhar o menos possível, sem ningém dar por isso, lançou agora um outro Bestseller ( cada vez me sinto mais loira) com um título nada polémico: "40 Reasons Not to Have Children".
Por ter uma doença cardíaca grave, por ter osteoporose em grau elevado, por qualquer razão semelhante, pensei eu que, às vezes, sou muito loira.
Mas não. As razões da senhora são outras.
Eis alguns exemplos significativos:
- Cada filho é um perigo ecológico.
- As crianças acabam com o desejo dos pais.
- Desiludem sempre.
- O parto é uma tortura, e aqui afirma que a cena que melhor retrata um nascimento é a do parto do monstro que nasce no filme de terror Alien, acrescentando que o pior é quando nos põem à frente um esboço de ser humano, feio de meter medo, e mais à frente compara a criança com um Gremlin.

- Amamentar dói.

- As conversa das mães são sempre as mesmas.

- A nossa forma de falar torna-se idiota, para compreendermos o gu gu da da dos bébés.

- As crianças são perigosas, e exemplifica: Em 2001, no Norte de França, várias crianças fizeram acusações de abusos sexuais. Dezoito pessoas foram presas e passaram entre um e três anos presas. Uma suicidou-se. Erro judicial, as crianças tinham mentido.

Acresce dizer que a senhora, agora, além de escrever estas pérolas é psicanalista.

Bom, em 1º lugar, pobres doentes. Calculo que depois das consultas, ou morrem ou ficam malucos.
Em 2º lugar pode haver milhares de razões para não se ter filhos, e nenhuma é censurável.
Lamentavelmente, das 40 que ela apresenta, nenhuma é aceitável.
Pela minha parte, não tenho a intenção de engordar a conta bancária da senhora, comprando o livro.
Por outro lado deixo uma pergunta: e não se pode exterminá-la?
Aqui ficam, o porco e ela.



O Porco Corinne Maier

17 September 2007

(2) NÃO RESISTI - DEAR VINCENT

Tanto tempo que se perde a reenviar mails que descrevem o que é a Amizade,e afinal é tão simples! É isto!Point,à la ligne...
Mal sabia o Van Gogh.
Ai, ai, deve ser do adiantado da hora...

E OS BONS? ONDE ESTÃO?

" A penalização por não participares na política, é acabares a ser governado pelos teus inferiores". PLATÃO


O 25 de Abril apanhou-me muito nova, para perceber exactamente o que se estava a passar.

E curiosamente, devo ter sido das primeiras pessoas ( públicas), a saber que tinha havido uma Revolução. ( Hoje, acho que foi mais um golpe de Estado, mas enfim...).

Ia a caminho do aeroporto, aí pelas 6 da manhã, quando à chegada à Portela, fui barrada por um soldado ( que me perdoe se era um capitão, mas não percebo nada de patentes), que encostando o cano da G3 à janela aberta do meu carro me disse: " a menina vá pra casa, que houve uma Revolução". Respondi-lhe, pouco ralada com o acontecimento: "pois, tá bem, mas eu não tenho nada com isso, e tenho que ir apanhar um avião". Aí, já com cara de poucos amigos, ele respondeu-me: " Não há aviões nenhuns, e trate de ir pra casa depressa, antes que se magoe". Resignada, resolvi seguir a ordem, não sem antes lhe perguntar " e, olhe lá, já agora, você é dos bons ou dos maus?". Espantado, ele respondeu-me: " dos bons, claro ".

Galguei os degraus de casa dos meus pais, e entrei espavorida no quarto deles gritando: " Acordem. Houve uma Revolução".

Aí, percebi que a coisa devia ser séria, porque deram ambos um salto da cama, e a minha mãe que não é de grandes demonstrações, tinha lágrimas nos olhos.

Lá fui seguindo tudo aquilo, e mais o que veio a seguir, embora não me lembre de nada de mau de antes do 25 de Abril: não tenho irmãos, ninguém da família foi para a guerra de Africa, nunca senti que não tinha liberdade para isto ou para aquilo, e só com tempo e com as explicações de minha mãe, alentejana e sendo uma Catarina Eufémia ferrenha, fui percebendo que algo tinha mudado.

Com o ambiente de esquerda que se vivia em minha casa e levada a reboque pela dita mãe, votei orgulhosamente no PC para a Assembleia Constituinte, e disso não me arrependo, e depois fui votando sempre em partidos de esquerda.

Não porque defendesse sistemas como o soviético, mas porque acredito firmemente que todas as pessoas devem ter os mesmos direitos, e que o Estado se deve encarregar de pôr à disposição de todos os mesmos recursos básicos: educação, saúde, etc. Algo assim como a canção do Sérgio Godinho " Paz, Pão, Educação".

Com o passar dos anos, tive amigos que são hoje considerados cantores de intervenção, conheci o Zé Carlos Ary dos Santos, assisti à estreia da 1ª Revista post 25 de Abril, da sua autoria, " Uma no Cravo outra na Ditadura", fui militante de um Partido Político, e estive muito perto dos corredores do Poder.

Hoje em dia, não voto, não leio jornais nem vejo tele jornais.

Não sei o nome de nenhum Ministro e tanto se me faz que esteja no Governo o PS, PSD, o PP ou qq outro grupelho político.

Tanto se me faz que a Câmara caia ou se levante. Agora então com o Sr. António Costa lá!!! Esse sei o nome. Acho mesmo que nunca o esquecerei.

Todos, todos, escória. Ladrões, tachistas, vígaros, de esquerda ou direita, se é que essa diferença ainda faz algum sentido, são todos iguais. E garanto que sei do que falo.

Para mim, simplesmente este País não tem remédio. É ingovernável. É uma anedota.

Estou farta de Casas Pias, de Apitos Dourados, de Carolinas Salgados, de Leonores Belezas e seu mefistofélico advogado que habilidosamente a livrou do processo dos Hemofílicos, de João Nabais a casar por Igreja, de reality shows cujos concorrentes se tornam estrelas nas revistas, de todos os que encheram os bolsos à custa da Expo98, dos lobbys gay, dos Hermans e sus muchachos, enfim, se pudesse fugia daqui pra fora para nunca mais voltar.

Como diz um amigo do meu pai, com imensa graça, a quem chamamos Salazarento, e que se refere a Salazar como " o meu primo António" embora nunca tenha conhecido o senhor, como ele diz " Então não era muito melhor no tempo dele? A gente não sabia da escandaleira, portanto não nos indignávamos. Agora, sabemos, e vivemos num stress enorme, porque sabemos, mas não acontece nada..."

Pois, se calhar...


Vem toda esta restemenga a propósito de uns textos que que li, o primeiro de um poeta russo, de princípios do século xx, de nome Maiakovsky, que se " suicidou" no tempo de Lenine, e que diz assim:


Na primeira noite, eles se aproximam,
colhem uma flor do nosso jardim,
e não dizemos nada.

Na segunda noite, já não se escondem,
pisam as flores, matam o nosso cão,
e não dizemos nada.

Até que um dia, o mais frágil deles,
entra sózinho, em nossa casa, rouba-nos a lua,
e, conhecendo o nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.

E, porque não dissemos nada,
já não podemos dizer nada.

Ele que tinha feito propaganda pela Revolução Bolchevique por toda a Europa, acabou a escrever isto!
Depois dele, outros se lhe seguiram.
Bertholt Brecht ( 1898-1956 ) foi um deles.



Primeiro levaram os negros,
mas não me importei com isso,
Eu não era negro.

Em seguida levaram alguns operários,
mas não me importei com isso,
Eu também não era operário.

Depois, prenderam os miseráveis,
mas também não me importei.
Eu não era miserável.

Depois, agarraram uns desempregados,
mas como tenho meu emprego,
Eu também não me importei.

Agora, também estão a levar-me,
mas é tarde,
como não me importei com ninguém,
também ninguém se importa comigo.


Outros se seguiram, mas passados mais de cem anos, continuamos amorfos, inertes e submetidos aos caprichos e à ruína moral dos poderes governantes, que vampirizam o erário público, aniquilam as instituições, e nos deixam,apenas os ossos roídos,e o direito a um dia a dia sem ilusões e sem futuro.

Pergunto eu: Onde andam os BONS?

Nota: a 2ª parte do texto foi escrita com a ajuda do Google:)

16 September 2007

NO LIMITE

Uma pessoa muito importante na minha vida, tem por hábito dizer, quando não sabe se uma coisa é isto ou aquilo, que " está no limite".

Assim, um vestido que está entre o kitsch e o saloio " está no limite".

Uma peça de decoração que está entre o foleiro e o bizarro " está no limite".

Uma música melosa que está entre o pimba e o romântico " está no limite".

Há muitas coisas na vida, que estão "no limite".

Outras declaradamente, não estão. Digo eu.

O facto, é que muitas vezes, o limite é muito ténue, noutras, nem por isso.

Do erotismo ao pornográfico vai um abismo.

Se dúvidas houver, basta ver as fotografias, que deixo aqui hoje.



PS: E mais: depois, venham dizer que a publicidade não vende. Nem que seja sub-liminarmente, a mensagem fica. Os senhores Luciano, Giuliana, Gilberto e Carlo Benetton que o digam.




MODERNICES


Nos meus tempos de criança, e há bem pouco tempo ainda, eram uma tentação as belas bolas de berlim que senhoras de cesta à cabeça vendiam nas praias.

As mais famosas eram as do Guincho, às vezes ainda quentinhas e cheias de creme.

Uma amiga fez-me chegar a fotografia que aqui fica.

De facto, a tradição já não é o que era!

E, provavelmente, as bolas também não.

15 September 2007

O SEGREDO


O ano passado nos Estados Unidos não se falava noutra coisa,hoje é um best-seller em todo o Mundo, e em Portugal, onde chegou há alguns meses, está quase sempre esgotado. Portanto, de segredo tem pouco.
Falo de um livro de Rhonda Byrne chamado "O Segredo" e que resumindo, nos ensina que, de facto, "querer é poder".
Muitos povos com os seus ditados populares, alguns escritores e cientistas e até, pelo menos uma religião, defendem este princípio, embora não o expliquem de uma forma tão detalhada.
Tudo se baseia na Lei da Atracção.Assim, basta que nos concentremos nos nossos objectivos( dinheiro, amor, saúde, felicidade, etc,) para conseguir alcançá-los.
Os brasileiros, um povo maravilhoso que tem tão pouco ( na generalidade )para ser feliz, é-o,e acha que para isso basta pensar " positivo".
A Lei da Atracção baseia-se numa lei da natureza que defende que atraímos para perto de nós aquilo em que pensamos.Seja bom ou mau, porque ela não consegue filtrar os pensamentos. Para os defensores desta teoria, os pensamentos são magnéticos e têm uma frequência, portanto, se queremos mudar alguma coisa na nossa vida, a 1ª coisa a fazer é mudar de frequência, alterando os nossos pensamentos. Segundo a escritora Lisa Nichols,a Lei da Atracção é obediente, ou seja, devolve-nos, materializados, os nossos pensamentos.
A Lei da Atracção recebe os pensamentos e reflecte-os como um espelho. Por isso atraímos o que tememos, aquilo de que nos queixamos, o que agradecemos,o que desejamos, enfim, aquilo que é o foco da nossa atenção.
Se é assim porquê que as pessoas não têm tudo o que querem? Porque pensam errado. O filósofo e escritor Bob Procter afirma que a maioria das pessoas não vai atrás daquilo que realmente quer na vida. Fica-se por aquilo que acha que consegue alcançar.
Martin Luther King disse uma vez:-Para subir uma escada só precisamos de ver o degrau que se segue. Não é necessário ver a escada toda.
E o melhor disto é que não é preciso acreditar, basta pensar bem.
Por exemplo:
Se queremos chegar a um sítio a horas, devemos pensar:- Tenho que chegar a horas. E, a maior parte das vezes pensamos:- Não posso chegar atrasado.
Ou seja, a ideia é pensar sempre pela positiva.
Claro que isso não é fácil, por isso o livro ensina-nos que há 3 fases:
Pedir,
Pensar positivo e afastar os pensamentos negativos(ódio, raiva, inveja), e
Receber.
O mais difícil é pensar bem. E como conseguir isso? Através da meditação e do hábito.
Os cientistas afirmam que temos cerca de 60 mil pensamentos por dia. Portanto vamos ter que os seleccionar, e isso consegue-se com 10 minutos diários de meditação. Há muitas formas de meditar, mas por exemplo, no Budismo, os budistas são incentivados a disciplinar o pensamento, recorrendo à meditação. E isto tem que ser feito diariamente.
Ao longo dos tempos,filósofos e cientistas,sempre defenderam a força e o poder da mente. Esta é no fundo, a teoria Universal do Pensamento Positivo. O ódio, a raiva, a inveja e a violência geram comportamentos negativos. Se estiver bem consigo, com os outros e tentar fazer todos os dias, o melhor que pode e sabe, um dia, vai ter o que sempre quis.
Se nos habituarmos a pensar positivo geramos mecanismos de defesa que nos ajudam a dar respostas positivas mesmo a acontecimentos desagradáveis.Até que um dia, alcançamos o que realmente queremos.
Pela parte que me toca, comecei a achar que sou "poderosa e gostosa" e uma das minhas canções favoritas é " What comes around goes around", embora o verdadeiro ditado americano diga: WHAT GOES AROUND; COMES AROUND".

10 September 2007

AI QUE RAIVA!



Tenho-me contido, com algum esforço, é certo, e desde que há 129 dias Maddie desapareceu, não fiz um único comentário àcerca do assunto, com excepção para um pequeno escrito que deixei num Blog de que gosto, chamado Fundamentalidades.
Mas hoje decidi que não aguento mais. Sei que não vou adiantar muito, mas pelo menos desabafo, e parece que é essa também uma das funções dos Blogs. Um estudo levado a cabo pela Universidade de Harvard, diz que as pessoas que têm blogs recorrem menos aos psiquiatras...
Portanto, antes que tenha que recorrer a algum por causa deste assunto,aqui fica o meu desabafo. Acho que como mãe, mulher e advogada tenho legitimidade para o fazer. Começo com um murro em cima da mesa: Ai que raiva! É verdade. Já fui assaltada por vários sentimentos desde que este drama aconteceu, mas agora o que estou mesmo é cheia de raiva. Raiva contra as nossas estações de televisão, contra os nossos jornalistas,contra a nossa polícia,contra os anónimos que emitem opiniões só para terem os seus 5 minutos de glória.
Ai que raiva!
Desde que a menina desapareceu que ouvi e li os mais absurdos comentários, como:
- Ah, quando foi do João Pedro, ninguém ligou nenhuma!
- Pois, se não fossem ingleses e a criancinha linda, loira e de olhos azuis, ninguém se importava!
- Desaparecem todos os dias, em todo o Mundo milhares de crianças, e nada disto acontece.
- E agora os pais têm um fundo com montes de dinheiro, podem viver à grande.
- Houve mesmo um jornal que, quando os pais de Maddie mudaram de casa, fizeram um título de capa que dizia "McCann's mudam para moradia de 1 milhão de Euros!"
Bom, muitos mais exemplos podia dar, mas iria transformar este Post num livro, portanto, e só para esclarecer:
1º a moradia está avaliada num milhão de euros, mas eles pagavam 800€ por semana, o que é perfeitamente normal, para uma vivenda no Algarve.Decerto ninguém acha que uns pais podem continuar a morar num apartamento de onde desapareceu uma filha, além do que, vindo parentes do Reino Unido, é óbvio que aquele apartamento seria muito pequeno e estava muito mais exposto do que a casa para onde mudaram.
2º É verdade que o caso de João Pedro não teve a atenção deste, lamentavelmente devo dizer, mas porque o tratamento dado a esse caso não foi o mais correcto, Maddie teria que pagar por isso, e ignorar-se o seu desaparecimento?
3ª E tem ela culpa de ser loira, linda, de ter olhos azuis, de ser inglesa e dos pais serem médicos? Ao contrário da maldade que os comentários encerram, o que devemos perceber é que ninguém está protegido do mal, independente de côr, raça ou riqueza pessoal.
Mas quando as coisas já estavam más, pioraram muito, quando os pais foram constituídos arguidos, na passada 6ª feira.
Aí sim, é que a minha raiva subiu de tom.
Começou com um programa na TVI, da parte da manhã, com uma jornalista que não sei de onde saiu, um senhor chefe de polícia e um reguila, tipo "faca na liga", que fosse qual fosse o comentário que fizessem, riam muito. Rir? Num caso destes? De quê? Talvez das asnices que proferiram. Uma que é muito importante, é que para eles, alguém ser constituído arguido é sinónimo de ser culpado de um crime. Nada mais errado.Vou poupar quem me ler de explicar o que é um arguido, e como ou porquê é constituído, mas asseguro que ser arguido não significa que se cometeu um crime.
E a minha raiva subiu ainda mais de tom durante o fim-de-semana, à medida que ia assistindo aos vários debates que os canais de televisão fizeram. A certa altura decidi só ver os da SIC, com o jornalista que estivesse de serviço, Moita Flores, um advogado,um psicólogo e uma pedopsiquiatra cujos nomes não retive. De todos, só o advogado e a médica comentaram com rigor e cautela tão melindroso assunto.
De qualquer modo, as conclusões que tirei de todas as perguntas, respostas e insinuações que ouvi são as seguintes:
1º Se os pais de Maddie deixaram de ser testemunhas e passaram a arguidos, é porque estão envolvidos na morte da filha.
2º É verdade: embora não haja cadáver, a pequena Maddie deixou de estar desaparecida, para estar morta. Desgraçadamente, até pode ser verdade, mas ninguém sabe, ou melhor, só saberá, quem a matou, e ninguém sabe quem foi.
3º A mãe é culpada, porque ninguém a viu chorar, ao longo de todos estes meses!!!
4º A mãe é culpada, porque na sexta-feira quando foi prestar declarações já não levava o peluche da filha, que sempre a acompanhou. ( Por acaso até é falso. O peluche ia no bolso da mochila). Bizarro, não?
5º A mãe é culpada porque hoje quando voltaram para casa, o casal não ia de mão dada como costumavam andar sempre. E esta?
6º A mãe é culpada porque sempre disse que não voltariam para casa sem que o caso estivesse resolvido, e à primeira dificuldade, fugiram. Como???
7º A mãe é culpada, porque quando deu pela falta de Maddie, foi a correr ter com o marido e disse" Levaram-na. Levaram a Maddie".É, há alturas em que é preciso ter cuidado com as palavras. Sobretudo quando se dá pelo desaparecimento de um filho.
8º Os crimes de que os pais são acusados são homicídio negligente e ocultação de cadáver! Bom, então o caso está resolvido:
Já se sabe quem matou, como matou, só não se sabe onde escondeu o cadáver. Brilhante.
9º Como pode a Polícia Portuguesa deixá-los fugir? Pois, e foi mesmo nas barbas da dita.
Ai que raiva!
Convém que antes de prosseguir, faça aqui uns reparos:
Humildemente confesso que não sei que crime foi cometido: sequestro, homicídio, homicídio negligente, se houve ocultação de cadáver. Mais, não sei nem se há cadáver. Deus permita que não haja.
Confesso também que ninguém me pagou para defender os pais de Maddie, mas preocupa-me saber que qualquer um de nós podia estar no lugar deles e podia ser inocente,já que não sabemos se são culpados, nem de quê, e tenho pavor de bodes expiatórios.
Confesso ainda que já vi muitas mulheres chorarem aos prantos, homens também, e no entanto serem culpados dos crimes mais hediondos.
Que me perdoem os muitos fortes, mas confesso que quando algo de muito mau me acontece, tudo o que quero é fechar-me em casa junto dos meus.
Confesso também que tenho uma enorme admiração por este casal, seja lá o que for que aconteceu, que com uma determinação inquebrantável, usou o mais poderoso meio para tentar encontrar a filha: os media. Se estes conseguem impedir um homem de chegar a Presidente dos Estados Unidos, é ou não o meio mais poderoso de que nos podemos servir?
E por último, que me perdoem porque não há comparação, mas há 6 meses perdi o meu cão( sucumbiu a uma deficiência renal)que me acompanhou nos últimos 13 anos da minha vida e a única forma que encontrei para minorar o meu sofrimento e a sua falta, foi andar com a sua almofadinha comigo, para todo o lado onde vou.

Isto dito, quero acrescentar mais duas ou três coisas:
- Vamos ser realistas:o casal McCann é composto por dois médicos anónimos que vivem numa pequena localidade inglesa.Não são especialistas de renome, conhecidos em todo o Mundo, ricos e poderosos. Vivem numa cidadezinha inglesa de que ninguém antes tinha ouvido falar e não em Manhatten. Não são nem conhecidos, nem ricos nem poderosos, repito. Se conseguiram montar toda esta máquina para tentar encontrar a filha foram, isso sim, inteligentes e determinados. ( Partindo do princípio que nada têm a ver com o desaparecimento. Mas, a isso já lá irei).
- Eles não fugiram, nem foi à 1ª contrariedade.
Sairam da casa onde estavam, apanharam um avião cujo interior estava cheio de jornalistas, foram seguidos por carros e helicópteros até ao aeroporto, e à saída de casa foi a própria polícia que lhes abriu caminho para o seu carro passar. Se isto é fugir...
- 1ª contrariedade? Penso que essa foi quando a filha desapareceu, e foi decerto mais que uma contrariedade. Muito aguentaram eles: 4 meses. Eu ( Deus me guarde de tal provação), não teria aguentado nem metade: teria voltado para o conforto da minha casa, para o carinho da minha família, para a segurança do meu País pedindo ajuda a uma das melhores polícias do Mundo: a inglesa. Mas eles ficaram. Ficaram até ao dia em que algo mudou. Para nós só passou que passaram de testemunhas a arguidos, mas não sabemos porquê. Eles sabem. E sabem, que de vítimas passaram a facínoras. Mas sobretudo sabem que esta viragem não aproveita ao aparecimento da filha, portanto, cumprindo com os seus deveres de arguidos, prestaram TIR, informando a polícia portuguesa da sua morada em Inglaterra, já que não partiram para parte incerta, e usando o seu direito de partir, voltaram a casa.
E será que todas as mentes brilhantes que enchem os debates, os especiais, e mais não sei quê nas televisões, já pensaram como deve ser terrivelmente difícil voltar a casa com 2 filhos, quando se partiu para férias com 3?

Já há tantas perguntas sem resposta neste caso, que bem nos podiam poupar a outra:"porquê este silêncio da polícia?" O que esperavam com ele? Um linchamento em praça pública?
Se têm indícios suficientes para acharem que os pais de Maddie estão na origem do desaparecimento da filha,e se sabem que tipo de crimes cometeram, isso não é mais segredo de justiça. Afinal, onde foram os jornalistas buscar estas informações? Puseram escutas na sala de interrogatórios?
E já agora,expliquem-nos como foi parar o sangue da criança ao carro que os pais alugaram 25 dias depois do desaparecimento da filha.

Enfim, e a finalizar, se de facto se vier a provar que os pais mataram Maddie ou que tiveram algo a ver com o seu desaparecimento, julgo que todos concordarão que eles não têm o mesmo perfil da mãe e do padrasto de Joana. Portanto, se durante todos estes meses fizeram o que fizeram incentivando e suplicando ao Mundo que encontre a filha, é óbvio que não o fizeram por serem dois monstros, mas porque algo aconteceu nas suas cabeças ( e muito pouco sabemos das peculariedades da nossa mente )que os levou a esquecer o que de facto aconteceu. É bom que nos lembremos disso antes de os julgar, porque sobretudo não temos o direito de julgar ninguém, porque não somos melhores que ninguém.

E, já agora, em jeito de P.S. gostaria de lembrar uma coisa que repito desde que a Joana desapareceu, não se tendo nunca encontrado o seu corpo: Como foram a mãe e o padrasto condenados pela sua morte, se o corpo da menina nunca apareceu?
Como advogada, ainda hoje não consegui perceber.
Ai, que raiva!

9 September 2007

( IN MEMORIAM) LUCIANO

Não gosto de ser óbvia, e é obvio q o Mundo inteiro está falando da morte de Pavarotti, das suas origens, do que cantou, de como aproximou a ópera do povo, etc, etc.
Por isso prefiro recordar aqui o espectáculo a que tive o privilégio de assistir no Coliseu, quando ele veio cantar pela 1ªvez a Portugal.
O Coliseu ainda era aquele velho Coliseu com cadeiras de suma-a-pau, o tecto ainda era o antigo e tudo tinha,de facto, o cachet da velha Catedral.
A sala estava engalanada como poucas salas tenho visto. Toda com veludos vermelhos pendurados nos camarotes e com dezenas de flores. Fazia lembrar os concertos de fim-de-ano a que assistimos na televisão.
O público vestia as suas melhores toillettes, eles de smoking, e as senhoras de comprido.
Toda a sociedade ( que, na altura não era "jet set")civil e política estava presente, e sentia-se que um frémito de emoção misturada com excitação percorria todo o público.
Como o Presidente da República estava presente no camarote presidencial, cantou-se o Hino Nacional, e lembro-me de ter comentado " Se hoje caísse aqui uma bomba, o País ficava acéfalo".
Todo o recital foi feito de intervalos: de palmas e de silêncio profundo.
Quando acabou estava pronta para ouvir tudo de novo.
A presença em palco de Pavarotti não se impunha pela sua corpulência mas pela sua voz e pela beleza dos temas cantados.
Foi sem dúvida um dos mais inesquecíveis espectáculos a que assisti.
Pavarotti morreu.
Tenho muita pena, mas embora saiba que talvez choque quem me ler, a pena que sinto é a mesma que sinto quando morre qualquer outra pessoa com a idade que ele tinha, e levado por tão mortífera doença. Sinto pena pelo homem, não pelo artista. Acho que ele já não podia fazer melhor.
A sua voz e as suas interpretações ficarão para sempre connosco.
Poucas pessoas poderão partir, dizendo como ele: "Cumpri".

2 September 2007

OS DEUSES ESTÃO LOUCOS?

A publicidade interessa-me muito, quando é bem feita e original.
Há anúncios que são verdadeiras obras-primas.
Acho que é uma forma de Arte, e para mim, todas as formas de Arte são importantes.
E muitas vezes, transformam - se em verdadeiras senhas, que certos grupos, ou tribos, usam nas suas conversas.
Quem não se lembra do célebre " Tou Xim! É pra mim!" "Há Mar e Mar. Há Ir e Voltar" " Se conduzir, não Beba" ou, com mais graça, algo picante" Bosch é Bom". ( O que muitos não sabem é que esse anúncio foi concebido por Ary dos Santos, e que a 1ª versão era "Bosh é Brom). Não passou...
No entanto, às vezes há Publicidade que devia ser proibida tal como foi o Bosh é Brom. É que se o último se podia considerar brejeiro, não ofendia a sensibilidade de ninguém. Esta a q me refiro agora, ofende, impressiona e, no meu entender tem exactamente o efeito contrário àquele que se pretende: ou seja, em vez de levar as pessoas a comprar, afasta-as do produto. Pelo menos, a mim, afastou-me para sempre.
E curiosamente, era exactamente a marca que comprava.
Por acaso sou vegetariana, mas com nuances. Nunca na vida comi passarinhos, codornizes ou qualquer animal que tenha sido abatido na caça. Aqui por respeito para com os pobres animaizinhos, que não fazem mal a niguém.
Não como carne vermelha, nem branca nem outra. Mas por razões de saúde. Sei que me podem responder que os legumes também têm pesticidas, mas bem lavados, o problema resolve-se.
Agora as hormonas dos frangos, a gripe das aves, as vacas loucas, enfim, todas as pragas da nossa sociedade só se evitam de uma forma: não comendo esses produtos.
No entanto, muito de vez em quando, num Brunch especial ( a minha refeição preferida), não resisto a uns ovos estrelados com bacon.
Pois bem, nos últimos dias, tenho sido agredida por publicidade da NOBRE, que anuncia nas ruas de Lisboa, os seus fresquíssimos produtos, pondo um lindo perú ( já não basta o Natal), ou um rosado porquinho para anunciar o seu fiambre.
Se nada mais se puder apontar a esta Publicidade, pelo menos temos que convir que é de um enorme mau gosto.
Já agora, nos cartazes que anunciam as touradas, podiam mostrar o que fazem aos pobres dos toiros depois de recolhidos, para sararem as horríveis feridas provocadas pelas farpas, não para os devolverem aos campos, de onde nunca deviam ter saído, mas para serem...abatidos.
Parecido com o que fazem aos condenados à morte nos EUA : se apanharem uma gripe na véspera de serem executados, recolhem à enfermaria para serem tratados, e quando estão curados...são executados!
Será q me está a escapar qualquer coisa, ou OS DEUSES ESTÃO LOUCOS?

(1) NÃO RESISTI

Uma amiga brasileira fez-me chegar este texto.
Achei tão divertido, que não resisti a pô-lo aqui.


Exigências da vida moderna (quem aguenta tudo isso??).
Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro.
E uma banana pelo potássio.
E também uma laranja pela vitamina C
Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.

Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água.
E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.

Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém bem o q é,
mas que aos milhões ajudam a digestão).

Cada dia uma Aspirina, previne enfarto.
Uma taça de vinho tinto também.
Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.
Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem.

O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.

Todos os dias deve-se comer fibra.
Muita, muitíssima fibra.
Fibra suficiente para fazer um pulôver.

Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente.
E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada.
Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia.

E não esqueça de escovar os dentes depois de comer.
Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.

Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.

Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma.

Sobram três, desde que você não pegue trânsito.

As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia.
Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).

E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.

Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.

Ah! E o sexo.
Todos os dias, tomando o cuidado de não se cair na rotina.
Há que ser criativo, inovador para renovar a sedução.
Isso leva tempo e nem estou falando de sexo tântrico.

Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação.

Na minha conta são 29 horas por dia.
A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!!!
Tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes.

Chame os amigos e seus pais.
Beba o vinho, coma a maçã e dê a banana na boca da sua mulher.
Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.


Agora tenho que ir.
É o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da maçã, tenho que ir ao banheiro.


E já que vou, levo um jornal...

Tcháu....

A BLOGOSFERA - 2

Os Blogs vieram substituir os velhos diários,
fechados a cadeado,
e que eram usados especialmente,
por adolescentes femininas.

Mas,
se assim era no passado,
hoje em dia,
homens e mulheres têm Blogs,
e sobretudo não querem mesmo
tê-los fechados à chave.
Quanto mais pessoas os lerem
e comentarem,
mais satisfeitos ficam.

Tenho-me perguntado dezenas de vezes,
desde que há um ano,
por influência de uma pessoa muito querida,
comecei também eu a escrever o meu Blog:

No início, escrevia para mim mesma,
mas com o passar do tempo
comecei a achar
que era uma perda de tempo,
sobretudo quando emitia
opiniões sobre algo que acontecera
no País ou no Mundo,
ou quando reflectia sobre problemas
mais abrangentes.
Para quê fazê-lo, se ninguém os lia?

Mas essa exposição,
que nos pode ajudar a atravessar
um momento de solidão
ou de crise,
não deixa de ser
uma faca de dois gumes:

Se queremos que nos leiam,
porquê que há pessoas que limitam
os comentários
só aos elogiosos?
Porque querem os seus egos massajados?
E se estamos expostos, literalmente,
aos olhos do Mundo,
porque nos admiramos
com o teor
absolutamente pornográfico,
ou desinteressante ou mal escrito
de Blogs que visitamos?

Não encontrei até agora resposta
para estas e outras perguntas.

Por isso, aqui começo este Blog,
onde aparecerão temas
que são fruto de vivências,
experiências, inquietações, revoltas,
alegrias, tristezas, interesses,
muita coisa
que passa pela minha cabecinha,
e que, espero,
vos interessem.

€nj¤Y !

1 September 2007

A BLOGOSFERA - 1




A palavra BLOG
parece ter surgido pela 1ª vez em 1997,



quando John Barger
chamou o seu diário na internet
de " weblog "
( registo na Net ).

Em 1999, um outro internauta
decidiu fazer um trocadilho:

Dividiu a palavra e nasceu " we blog ".



Blog invadiu o Mundo inteiro,
tornando-se sinónimo
de um diário mantido na Net.

Podemos escrever um texto,
juntar-lhe uma fotografia,
fazer colecções das nossas músicas preferidas,
comentários sobre os livros que lemos,
os filmes que vemos,
transportar para esses textos as nossas opiniões,
angústias, desejos ou sonhos
que pensamos que ninguém conhece,
mesmo os mais inconfessáveis,
juntamos-lhe links de outros blogs que visitamos,
deixamos comentários neles
para que depois deixem no nosso,
e com isso, a bola de neve começa.

E é a esta multiplicação exponencial
que chamamos Blogosfera.