2 September 2007

OS DEUSES ESTÃO LOUCOS?

A publicidade interessa-me muito, quando é bem feita e original.
Há anúncios que são verdadeiras obras-primas.
Acho que é uma forma de Arte, e para mim, todas as formas de Arte são importantes.
E muitas vezes, transformam - se em verdadeiras senhas, que certos grupos, ou tribos, usam nas suas conversas.
Quem não se lembra do célebre " Tou Xim! É pra mim!" "Há Mar e Mar. Há Ir e Voltar" " Se conduzir, não Beba" ou, com mais graça, algo picante" Bosch é Bom". ( O que muitos não sabem é que esse anúncio foi concebido por Ary dos Santos, e que a 1ª versão era "Bosh é Brom). Não passou...
No entanto, às vezes há Publicidade que devia ser proibida tal como foi o Bosh é Brom. É que se o último se podia considerar brejeiro, não ofendia a sensibilidade de ninguém. Esta a q me refiro agora, ofende, impressiona e, no meu entender tem exactamente o efeito contrário àquele que se pretende: ou seja, em vez de levar as pessoas a comprar, afasta-as do produto. Pelo menos, a mim, afastou-me para sempre.
E curiosamente, era exactamente a marca que comprava.
Por acaso sou vegetariana, mas com nuances. Nunca na vida comi passarinhos, codornizes ou qualquer animal que tenha sido abatido na caça. Aqui por respeito para com os pobres animaizinhos, que não fazem mal a niguém.
Não como carne vermelha, nem branca nem outra. Mas por razões de saúde. Sei que me podem responder que os legumes também têm pesticidas, mas bem lavados, o problema resolve-se.
Agora as hormonas dos frangos, a gripe das aves, as vacas loucas, enfim, todas as pragas da nossa sociedade só se evitam de uma forma: não comendo esses produtos.
No entanto, muito de vez em quando, num Brunch especial ( a minha refeição preferida), não resisto a uns ovos estrelados com bacon.
Pois bem, nos últimos dias, tenho sido agredida por publicidade da NOBRE, que anuncia nas ruas de Lisboa, os seus fresquíssimos produtos, pondo um lindo perú ( já não basta o Natal), ou um rosado porquinho para anunciar o seu fiambre.
Se nada mais se puder apontar a esta Publicidade, pelo menos temos que convir que é de um enorme mau gosto.
Já agora, nos cartazes que anunciam as touradas, podiam mostrar o que fazem aos pobres dos toiros depois de recolhidos, para sararem as horríveis feridas provocadas pelas farpas, não para os devolverem aos campos, de onde nunca deviam ter saído, mas para serem...abatidos.
Parecido com o que fazem aos condenados à morte nos EUA : se apanharem uma gripe na véspera de serem executados, recolhem à enfermaria para serem tratados, e quando estão curados...são executados!
Será q me está a escapar qualquer coisa, ou OS DEUSES ESTÃO LOUCOS?

2 nhận xét :

Anonymous said...

youpppppppppi ! à quand le premier livre ?

Alexandre said...

Ah, que bom, finalmente consigo «falar» contigo, é que eu não estava conseguindo aceder no outro site, e estava ficando preocupado!

Já viste, tremenda coincidência darmos um título tão semelhante aos nossos posts, heheh!!!

Sobre o Ary dos Santos - tão mal amado e denegrido por certas facções políticas que o apelidam de poeta festivaleiro! - basta-ma dizer que para mim é o maior poeta português... a par de Fernando Pessoa ou Camões! Sou admirador dele desde os anos 60 - mesmo sem perceber bem destas coisas - e sei de cor quase todas as letras dele que foram musicadas pelos nossos melhores compositores e intérpretes, Fernando Tordo, Carlos do Carmo, Simone, Paulo de Carvalho...

Sobre anúncios um dia destes vou postar o melhor e o pior que eu penso estar passando agora na TV - só me falta fotografá-los no ecrã!

Muitos beijinhos, Blue velvet!