24 October 2007

LEMBRAM-SE?




Há certas frases que me encanitam, os adoráveis canitos que me perdoem.
Uma delas é " No meu tempo"...
Até parece que no século passado já cá andavamos,o que não deixa de ser verdade...hihihi
O facto é que há dias o Luis fez um post sobre os livros da infância e adolescência dele. E desafiava-nos a enumerar os nossos.
Desde esse dia tenho andado a pensar em coisas "do meu tempo", como brinquedos, brincadeiras,livros também, música portuguesa que os miúdos cantavam, roupas e séries de televisão.
E pus-me a recordar:
Nos livros claro que Os Cinco, Os Sete, Uma Aventura, Astérix, Tintin, a Mafalda que eu chamava de Mafaldinha e claro o Princípezinho. Mas esse é de todas as idades. Ele e os olhos do coração
Na televisão via-se A Abelha Maia, a Heidi, O sítio do Pica pau Amarelo, o Dartacão, o Topo Gigio, o Vitinho que mandava os meninos para a cama, o Willy Fog, e claro, os Marretas, também para todos.
Brincavamos às escondidas, à apanhada, ao toque e foge, à macaca, andavamos de bicla e os putos jogavam à carica, ao berlinde, ao monopólio e ao pião.
Nessa altura apareceram os Kispos e a partir daí qualquer anorak é um Kispo, o que também me encanita, as saias de pregas e as calças de bombazina com joelheiras, e as meias pelo joelho.
Eu vi um sapo, Bem Bom, Sobe, Sobe Balão Sobe todos sabíamos de cor.
Como brinquedos havia os Legos com a sua Superfície Lunar, a Aldeia dos Strumpfes ( eu, os meus amigos e penso que muitos outros, inventamos uma linguagem em que todos falavamos a estrumfar), o Playmobil, o hula-hoop em que as meninas brilhavam, os calquitos com que eu me deliciava e aquilo que mais perto se aproximava dos computadores/playstation de hoje: o célebre ZX Spectrum 48k.
Belos tempos aqueles, lembram-se?

PS:Nos Estados Unidos, nos Estados de Rhode Island, Nova Iorque e Vermont, o ano passado, foi aprovada uma lei que proíbe as crianças do sexo oposto de terem brincadeiras em que tenham que se tocar ( por causa do assédio sexual!!!).
Pergunto eu que sou muito perguntadeira: Como é que eles brincam à apanhada ou ao toca e foge?

6 nhận xét :

Jasmim said...

Bom dia
Que bom, sou a 1ª a desejar-te um feliz dia...
Gostei da tua introspecção e quanto ás leis dos EUA, naõ comento porque é aterrador.
Jocas e muito obrigada pelas doces e simpáticas palavras.
Sai a Kaipirosca.

Sol da meia noite said...

Fantástico!
Neste post viajei no tempo... E quão enriquecedora foi essa viagem... obrigada.

Beijinhos!

Filoxera said...

Bons tempos, de facto.
Agora não é costume as crainças brincarem na rua.
Havia também o Tom Sawyer.
Quanto aos EUA, não são exemplo a seguir.
Beijo.

Sol da meia noite said...

Obrigada pela tua presença no meu Sol... pela tua compreensão.
Fica bem.*

Alexandre said...

Tempos que não voltam mais... infelizmente! Foram os Cinco e os Sete que me criaram o gosto pela leitura e pela escrita, nunca esquecerei, ainda tenho os livros todos e um dia destes vou reler tudo - aliás, escrevi várias histórias com as personagens desses livros e criei outras a partir delas.

Quanto aos EUA também há um Estado que proibiu as miúdas de usarem calças de cintura descaída sob pena de serem multadas e até presas! Só nos EUA...

Muitos beijinhos!!!

irneh said...

É verdade: essas brincadeiras eram também as do meu tempo. Já não digo o mesmo dos programas de televisão, porque já ultrapassei em 20% a meia centena!

Quanto ao quadro do Outono é meu. Não se vê logo que é de amadora?

Beijinhos