22 November 2007

THANKSGIVING DAY



Celebra-se hoje, nos Estados Unidos, O Thanksgiving Day!
O Thanksgiving é nos Estados Unidos uma festa quase mais importante que o Natal.
Originalmente começou por ser o dia em que toda a comunidade americana dava Graças a Deus por todas as Graças concedidas ao povo americano.
O Presidente George Washington foi o 1º Presidente a instituir o Thanksgiving a nível nacional, agradecendo o fim da Guerra Civil e a liberdade religiosa e também a Divina Providência que protegia toda a Nação.
A tradição de dar graças continua hoje sob várias formas.
Existe a parte religiosa com Missas que são as mais concorridas de todo o ano, mas a parte mais importante é a reunião das famílias, ao jantar.
Antes do início do jantar, o anfitrião diz uma oração em que agradece todas as bênções que Deus concedeu nesse ano, ao País e àquela família em especial.
A festa do Thanksgiving é o feriado mais concorrido de todos.
Celebra-se na quarta quinta – feira de Novembro, na sexta faz-se “Ponte” e prolonga-se até domingo.
Dado que os membros das família estão espalhados por todo o País é o feriado em que todos viajam para se reuniram, pelo que os aviões, comboios e estradas estão esgotados e congestionados.
O jantar compõe-se, obrigatoriamente de peru assado recheado, puré de batata doce ( divino ), vários recheios vendidos à parte e molho de cranberries.
As sobremesas são diversas e deliciosas, sobretudo à base de tartes de abóbora e “peacon” ( uma espécie de nozes grandes ).
Também obrigatórias são as Paradas, ou Desfiles, das quais a mais famosa é A Macy’s Thanksgiving Day Parade que pára Nova Iorque.
Nos últimos 5 anos, este é o primeiro que não passo lá, mas em contrapartida o primeiro que lá passei foi uma verdadeira loucura e curtição.
Comecei por me levantar às 7 da manhã para não perder a Macy’s Parade, que literalmente pára Manhatten.
É uma coisa fantástica que acorda em nós todos os instintos e recordações infantis.
Imaginem carros enormes com gigantescos bonecos insufláveis, todos figuras da Disney ou outros desenhos animados.
Começa na 77th Street Central Park West e desce a Braodway até Columbus Circle, vira na 34th Street, passando em frente da Macy’s Herald Square. Termina na 7ª Avenida.
A Parade é sempre acompanhada por 10 das melhores Bandas Americanas, entre elas Baker High School, Alabama; Highland High School, Arizona; Riverview High School, Florida; Lassiter High School, Louisiana; Mayfield High School, New Mexico; Corning Painted Post West High School, New York; Warren G. Harding High School, Ohio; Dobyns-Bennett High School, Tennessee and Waukesha North High School, Wisconsin.
O mais divertido foi depois comprar o jantar, começando pelo peru, que trazia uma indicação na embalagem que dizia:- Criado sem stress, o que levou o meu filho a comentar sarcasticamente:- Pode ter sido criado sem stress, mas morreu na mesma, coitado!
E depois queria eu cozinhasse o pobre do bicho à maneira portuguesa, o que recusei, claro.
Mesmo assim, comi só os acompanhamentos e sobremesas, e confesso que senti um dó imenso pelos milhares de perús que foram “papados” nesse dia, por toda a América.
Como costumo dizer, é impossível descrever a Parade, ou passar-vos o sabor e cheiro das comidas, mas deixo-vos as imagens.
Enjoy.

8 nhận xét :

Filoxera said...

Gostei do teu relato.
A tua opção dietética é que não se coaduna com a tradição, né?
Beijos.

Outonodesconhecido said...

Querida veludinho
o que eu aprendo contigo.
Olha apesar da enxaqueca que não me larga desde ontem; de um relatório super, super chato de quase 200 anexos e de mais não sei quantas candidaturas para apresentar até ontem; do telefone que naõ para de tocar porque vou organizar uma actividade de recolha de resíduos na Arrábida (queres vir?, fiquei cheia de vontade de comemorar o Thansksgiving day.
Obrigada

Oliver Pickwick said...

Originalmente? Eu pensava que o objetivo ainda era o mesmo, dar Graças a Deus por todas as Graças concedidas ao povo americano.
Um beijo, e a melhor das semanas!

Melga do Porto said...

Em 22/11/1963 o presidente norte-americano John F. Kennedy era assassinado na cidade de Dallas, no Texas.
:)

Sol da meia noite said...

Muito bonito o que aqui dás a conhecer!
Também fiquei com pena dos perus... mas a comida faz a festa!

Muitos beijinhos

BlueVelvet said...

Oliver,
desde que lá passo o Thanksgiving que assisto à oração antes do jantar, e sempre dão um ênfase maior às graças concedidas à família, não deixando, no entanto, de, "en passant", agradecerem o que de bom aconteceu à Pátria.
Mas,deve ser porque ultimamente não acontede nada de bom por lá.
Beijinhos

BlueVelvet said...

Olá Melguinha,
ainda bem que lembrou esse facto.
Mas eu era tão pequenina que não me lembro.
Agora, nunca mais me esqueço.
Vai uma bombinha de Azalo?
Um abraço

Silêncio © said...

Deve ser uma coisa imperdivel mesmo.

( o que me ri com essa do "criado sem stress" mas morreu na mesma lol)

Um Beijo