9 December 2007

MERCADOS DE NATAL, UM MUNDO DE MAGIA



Os primeiros vestígios de Mercados de Natal remontam ao séc. XIV na Alemanha e na Alsácia e chamavam-se naquele tempo « Mercado de Santo Nicolau ».
O primeiro documento que relata um Mercado de Natal data de 1434 e teve lugar em Dresden.
Em Strasburg, o Christkindelmarkt (o mercado do menino Jesus), instalado desde 1570 no coração da villa de Strasbourg, substituiu o mercado de São Nicolau.
Os Mercados de Natal são organizados por cada município, normalmente em grandes praças e começam 4 semanas antes do Natal, no período do Advento, e duram até ao fim de Dezembro.
A sensação que temos quando visitamos um destes Mercados é que estamos dentro de um cartão de Boas Festas animado.
O ambiente é mágico, com as barraquinhas de madeira, algumas cobertas de neve, profusamente decoradas com enfeites de Natal e há uma mistura de cheiros no ar, a castanhas, canela, vinho quente e doces.
Qualquer pessoa que se passeie pela Europa nesta época ficará apaixonada por estes pequenos oásis de luz, aromas e sons.
E é isso que lhes confere a magia e a sensação de que estamos noutra época. Assim,
não se assuste se encontrar num destes mercados, um porco sendo assado num espeto de madeira ou pessoas que usam roupas longas, sapatos de couro de ovelha e chapéus esquisitos. A resposta para tanta esquisitice é uma só: está num mercado de Natal medieval.
Iluminados por fogueiras acesas no chão em vez do uso da moderna lâmpada, o cheiro de madeira queimada domina o local. As velas acesas em quase todas as barracas completam o cenário.
Mergulhados na Idade Média (apesar de a tradição ter surgido tempos depois), as pessoas podem comprar artigos forjados no fogo, como facas e outros utensílios para cozinha.

Os mercados de Natal mais famosos
Embora todos os Mercados de Natal sejam fantásticos, há uns mais famosos que outros.
Assim, na Bélgica, não percam Les Plaisirs d’Hiver à Bruxelles .
Este mercado conta com mais de 220 barracas montadas no centro histórico da cidade, entre a Bolsa, a Place Saint Cathrine e o Mercado do Peixe.
Em França, os mais famosos são os mais antigos, localizados na Alsácia. Se puderem, não percam o Christkindlesmärik! Com 500 anos de antiguidade, este mercado realiza-se no centro histórico de Estrasburgo.
Para um ambiente alpino, visitem Montreux, Suíça, nas margens do Lago Leman, numa paisagem de conto de fadas. Com 120 chalés enfeitados com cores de Natal, é considerado o mercado mais belo da Suíça.
Na Áustria, é em Viena onde se celebra desde o século XIII o famoso Christkinlmarkt na Praça da Prefeitura. O natal austríaco é uma mescla estonteante de madeira, neve, aroma a ponche e o som da valsa.
A Dinamarca é outra opção excelente! Cada ano nos Jardines Tivoli, em Copenhague, para além das atracções habituais, poderão entrar no mundo das tradições natalinas escandinavas.
Se forem à Suécia, apenas a 30 quilómetros de Estocolmo, podem fazer as suas compras de Natal num ambiente natural maravilhoso no Julmarknade (mercado de Natal) em Sigtuna, a cidade mais antiga da Suécia. As barracas que se encontram nas ruas do velho centro medieval vendem alimentos tradicionais suecos (doces, salsichas defumadas, carne de rena, vinho quente) para além de presentes artesanais.
E claro, não se pode perder o que fica mais perto do lar do Pai Natal, na Finlândia, sob um belo manto de neve em Helsinkia.
Embora vos deixe algumas fotografias destes maravilhosos mercados, como costumo dizer que só estando lá, deixo também um endereço que não podem deixar de visitar, caso gostem destas coisas:

http://www.euro-info-tourisme.com/webcams.de.noel.cameras.de.noel.en.europe.html
Tem webcams montadas nos ditos Mercados pelo que poderão ver ao vivo e quase em tempo real, têm a lista de todos os Mercados de Natal da Europa, e sobretudo não percam a ida à Finlândia.
Porque aí têm tudo: até a casa do Pai Natal.
Acho que as vossas crianças vão adorar.
Beijinhos, e
Enjoy!

5 nhận xét :

Sol da meia noite said...

Adorei as imagens e tudo o que fiquei a saber, neste post.

Beijinhos

Oliver Pickwick said...

Eu em notas soltas.
Só mesmo você, Velvet, para deixar-me nesta saia justa. Gosto de falar dos outros, mas em público sou reservado, até um pouco tímido. Enfim, eis as tais dez frases:
1)Não sou obsessivo com o futuro. Vivo intensamente o presente, mas de olho no passado, o que permite me auto-ajustar;
2)Tenho um preconceito crônico: acho impossível alguém ser classificado como inteligente, sem ser ao mesmo tempo, engraçado e divertido;
3)Não aprecio gastrônomos e nem enófilos. Eles não são engraçados, e sequer são divertidos;
4)Se pudesse escolher uma época para viver, seria a alta Idade Média.
5)Não gosto de workshops. Se é para fazer turismo, eu prefiro o Nepal. Lá, eu aprenderia muito mais.
6)Ás vezes, acho que sou indeciso. Até hoje não sei se levaria para uma ilha deserta os livros de James Joyce ou Charles Dickens. Os de Dickens, eu já os reli pelo menos umas três vezes.
7)Surpreendo-me, às vezes, em devaneios de grandeza. Se tivesse de escolher entre personagens ilustres da História, preferiria ser, nessa ordem: Ciro, o Grande, da Pérsia; Júlio César; e Alexandre, o Grande. Acaso a arte da guerra me sensibiliza mais que as humanidades?
8)Gosto de Jazz; Rock; e Música Brasileira, nessa ordem.
9)As mulheres são mais bem preparadas que os homens, por isso gosto delas. Sinto-me mais sábio após um encontro.
10)Gosto de mulheres com o espírito de Blue Velvet. Se não morasse d'além mar, o convidaria para muitos jantares.

Gostei muito desse post acerca dos mercados de Natal, desconhecia quase tudo que está escrito ali.
Um beijo, e tenha uma ótima semana!

Olá!! said...

Magico o Natal...

Deixei algo para "magicares" lá no meu canto...
Beijos e boa semana

Pekenina said...

Adorei adorei adorei!! =D
Beijinho*

FM said...

Obrigado pelo contributo... As coisas que não sabemos...
Ainda por cima, deste-me vontade de conhecer... melhor, mais perto...