5 January 2008

FELIZ DIA DE REIS


O Dia de Reis celebra-se a 6 de Janeiro, partindo-se do princípio que foi neste dia que os Reis Magos chegaram finalmente junto ao Menino Jesus. Em alguns países, como na vizinha Espanha, é hoje que se trocam os presentes.
Os Reis Magos são personagens que vieram do Oriente, guiados por uma estrela, para adorar o Deus Menino, em Belém (Mateus 2, 1-12).
A designação “Mago” era dada, entre os Orientais, à classe dos sábios ou eruditos. Posteriormente, a Igreja atribuiu-lhes o apelido de “Reis”, em virtude da aplicação liberal que se lhes fez do Salmo 71,10.
Foi uma tradição posterior aos Evangelhos que lhes deu o nome de Baltasar, Gaspar e Belchior (ou Melchior), tendo-se também atribuído a cada um características próprias.
Belchior (ou Melchior) seria o representante da raça branca (europeia) e descenderia de Jafé; Gaspar representaria a raça amarela (asiática) e seria descendente de Sem; por fim, Baltasar representaria todos os de raça negra (africana) e descenderia de Cam.

Estavam assim representadas todas as raças bíblicas (e as únicas conhecidas na altura: os semitas, os jafetitas e camitas).

Pode então dizer-se que a adoração dos Reis Magos ao Menino Jesus simboliza a homenagem de todos os homens na Terra ao Rei dos reis, e que mesmo os representantes dos tronos, senhores da Terra, se curvam perante Cristo, reconhecendo assim a sua divina realeza.
Jafé, Sem e Cam são os 3 filhos de Noé, que segundo o Antigo testamento representavam as 3 partes de mundo e as 3 raças que o povoavam naquele tempo.
Para além desta simbologia, pela cultura a cristã, os Reis Magos simbolizam que os poderosos e abastados devem curvar-se perante os humildes, despojando-se dos seus bens e colocando-os aos pés dos demais seres humanos, ou seja, devem partilhar a sua fortuna com os mais pobres.

Simbologia dos Presentes (Ouro, Incenso e Mirra)
Ao chegarem ao seu destino, os Reis Magos deram como presentes ao Menino Jesus:
Ouro (oferecido por Belchior): este representa a Sua nobreza;
Incenso (oferecido por Gaspar): representa a divindade de Jesus;
Mirra (oferecida por Baltasar): a mirra é uma erva amarga e simboliza o sofrimento que Cristo enfrentou na Terra, enquanto salvador da Humanidade, e também simbolizava Jesus enquanto homem.
Assim, os Reis Magos homenagearam Jesus como rei (ouro), como Deus (incenso) e como homem (mirra).

TRADIÇÕES
Nalguns países, como Espanha e Portugal, é estimulada entre as crianças a tradição de se deixar sapatos na janela com erva antes de dormir, para que os camelos dos Reis Magos possam alimentar-se e retomar viagem. Em troca os Reis Magos deixariam doces que as crianças encontram no lugar da erva após acordar.
Na minha família, há uma tradição que vem dos tetra avós:
Descasca-se uma romã e chupam-se 3 bolinhas vermelhas. Depois, embrulham-se os carocinhos num papel ou pano vermelho, e guardam-se na carteira até ao ano seguinte.
Isso nos garante dinheiro durante todo o ano.
Será?
Não custa tentar, além do que adoro romã.

6 nhận xét :

FM said...

Já não celebro o Dia de Reis há uns 30 anos... e tenho poucos mais (risos)
Mas em Espanha, ouço dizer, a "festa" é rija...
Bom fim-de-semana.

Joseph 1 said...

Blue Velvet
Olá

Obrigado pela visita que fizeste ao meu canto, por causa da música que postei. Estive na dúvida entre 3 hipóteses. Acabei por postar a americana, já que, me pareceu, que as duas versões portuguesas são cantadas num tom demasiado baixo.

Apesar de tarde, no meu blog estão as respostas ao questionário que me fizeste.
Quando puderes vai lá ver.

Apreciei muito o teu post de hoje.
O que tu sabes de religião.
Pensei que só sabias de leis...eheheheh

Foi um prazer vai aparecendo que eu vou fazendo o mesmo.

Beijinhos** amigos (de veludo).
(Tá frio por aqui)

Simone said...

Feliz Dia de Reis Linda!

Beijoca

Maria said...

Es que... hoy es día de los reyes....
... donde está mi regalo?
hehehehehehehehehe
Beijo

Mago da Lua said...

Upsss...desculpem.
Não para desacreditar as vossas emoções religiosas, se as houver. Mas, está provado cientificamente que na data do nascimento de Jesus, que não é a 25 de Dezembro, não poderia haver no céu uma estrela cadente de tais dimensões.
Simplesmente porque não houve nenhum corpo celeste com dimensões para tal...bem..teorias cientificas!!!
Eu gostei do post, muito bom.

Oliver Pickwick said...

Ei, Velvet, percebo o seu conhecimento a respeito de festas religiosas. Primeiro foi um histórico do Nata; agora, o Dia de Reis. E as próximas? Lavagem do Senhor do Bonfim? Festa de Iemanjá? Nossa Senhora da Conceição da Praia? Festa de Itapoã?

Beijos!