7 February 2008

ALERTA BLOGGERS CONT.

LINDOS TODOS!
Esta coisa de fazer posts pelo Blogger é muito “chata” - devido ao pouco espaço para escrita e sua formatação, assim como manuseamento de fotos, vídeos, músicas, etc.
Pelos vistos, agora também se tornou perigoso, porque andam aí uns “ queridos” que através da password do mail entram em todo o lado, inclusivé nos blogs.
Assim há que fazer aquilo a que os especialistas chama “ navegação defensiva “.
A saber:
Mudar a password do Gmail ou de qualquer outro mail que dê acesso ao blog, ( estou a referir-me só ao caso específico dos blogs).
Mudá-la agora e mudar de vez em quando.
Mudar a password do Msn e não aceitar links de ninguém, mesmo de pessoas conhecidas, sem antes confirmar se nos enviaram alguma coisa, já que “eles” têm a lista dos nossos contactos.
Guardar ( Save ) o blog off line.
Evitar trabalhar no blog on line.
Para isto existe um programa que um amigo que percebe muito destas coisas ( e de outras JJ ) e que as ensina a toda a gente, e daí ter a alcunha de “ O Explicadeiro”, dizia eu do tal programa. Pois!
Chama-se Windows Live Writer e é da Microsoft.
É uma alternativa ao editor de qualquer programa de blogs, como o Blogger, em que se pode fazer posts offline - sem estar ligado à net- além do que tem também um espaço bastante grande de área de trabalho, em que se pode ver, na hora, o resultado final pois vai buscar o layout que usamos nos blogs. Tem muitas outras vantagens, e, provavelmente se o experimentarem nunca mais querem outra coisa, como diz o meu amigo.
Tem ainda uma outra coisa bem prática, e cito o explicadeiro:
-Sabem, quando querem pôr links nos posts, para ir ao site do programa, o abrir numa outra janela que não a mesma do post ? Normalmente, quando se clica num link, vamos para o novo site e saímos de onde estamos, certo? A alternativa é ir ao código html e fazer lá uma marosca (target="blank") o que pode ser um bocadinho complicado. Neste caso e como neste programa não tem que se introduzir códigos ) dá logo a opção numa daquelas caixinhas em que pomos o visto, clicando.
No caso de fotos, vídeos e músicas, basta escolher o local onde as queremos e fazer copy past do código ou mesmo arrastar. Muito fácil mesmo!
Depois de fazerem a instalação, vai ser-vos pedida a indicação do blog que têm actualmente, e o programa assume o layout do blog.
Ficam ligados.

Embora não creia que seja preciso, aqui deixo 4 páginas de uma revista - Exame Informática - onde o meu amigo encontrou este programa, e poderão ler mais sobre este tema. As fotos estão pequenas mas julgo que haverá uma maneira de as verem maiores.




Para irem ao site da Microsoft e fazerem o download do programa, clicar http://windowslivewriter.spaces.live.com/


Para guardarem o blog off line, vão à barra do Explorer, ( com o Blog aberto) clikam em File, save as e guardam onde quiserem, talvez no desk top, uma vez que terão que lá ir muitas vezes.

É tudo quanto sei.

Espero que vos ajude.


5 nhận xét :

APC said...

Excelentes dicas para nos protegermos. Mas e quando é o raio do MP a encerrar um blog como aconteceu comigo? Eles "andem" aí, sim. A liberdade está a fugir pelo ralo e os portugueses parecem estranhamente adormecidos, salvo raras excepções...
Um beijo

Maria said...

Ó Blue ainda bem que nos alertas para isto...
O problema é que vou ter que fazer uma cábula para as diversas passwords que vou passar a ter, senão troco-me...

Beijinhos

Gi said...

tenho que vir aqui com mais tempo para ler isto tudo e proceder em conformidade . Excelente dica. beijos e obrigada.

MIMO-TE said...

Boa!
Mas pfv não tires este post daqui!!!! :)))


Obg
Mimo-te

Oliver Pickwick said...

Blue Velvet Utilidade Pública. Sempre inovando, em Velvet?
Beijos!