8 March 2008

DIA INTERNACIONAL DA MULHER - A HISTÓRIA



LENDA A lenda do Dia Internacional da Mulher que afirma que o mesmo surgiu na sequência de uma greve, realizada a 8 de Março de 1857, por trabalhadoras de uma fábrica de fiação ou por costureiras de calçado - e que tem sido veiculada por muitos órgãos de informação - não tem qualquer rigor histórico, embora seja uma história de sacrifício e morte que cai bem como mito.

E REALIDADE
Em 1982, duas investigadoras, Liliane Kandel e Françoise Picq, demonstraram que a famosa greve feminina de 1857, que estaria na origem do 8 de Março, pura e simplesmente não aconteceu (1), não vem noticiada nem mencionada em qualquer jornal norte-americano, mas todos os anos milhares de orgãos de comunicação social contam a história como sendo verdadeira («Uma mentira constantemente repetida acaba por se tornar verdade»).
Verdade é que em 1909, um grupo de mulheres socialistas norte-americanas se reuniu num "party’, numa jornada pela igualdade dos direitos cívicos, que estabeleceu criar um dia especial para a mulher e que nesse ano aconteceu a 28 de Fevereiro.

Ficou então acordado comemorar-se este dia no último domingo de Fevereiro de cada ano, o que nem sempre foi cumprido.

A fixação do dia 8 de Março apenas ocorreu depois da 3ª Internacional Comunista, com mulheres como Alexandra Kollontai e Clara Zetkin. A data escolhida foi a do dia da manifestação das mulheres de São Petersburgo, que reclamaram pão e o regresso dos soldados.
Esta manifestação ocorreu no dia 23 de Fevereiro de 1917, que, no Calendário Gregoriano (o nosso), é o dia 8 de Março.
Só a partir daqui, se pode falar em 8 de Março, embora apenas depois da II Guerra Mundial esse dia tenha tomado uma dimensão que foi crescendo até à importância que hoje lhe damos.
A partir de 1960, essa tradição recomeçou como grande acontecimento internacional, desprovido, pouco e pouco, da sua origem socialista.
Se procurarmos o ano de 1857, poderemos verificar que o 8 de Março calhou a um domingo, pelo que nunca poderia ter ocorrido uma greve nesse dia de descanso semanal.
Desde 1975, em sinal de apreço pela luta então encetada, as Nações Unidas decidiram consagrar o 8 de Março como Dia Internacional da Mulher.



4 nhận xét :

Filoxera said...

Vou levar uma imagem. Depois volto, talvez à noite.
Beijos.

Manuel Damas said...

E mai nada...

Leonor said...

Parabéns pelo post Blue. Muito boa recolha e informação, num dia que é bom lembrar.

boa semana

Oliver Pickwick said...

Na verdade, Velvet, o que é de fato necessário, é a criação do dia da mulher proletária. Desse modo, pelo menos uma vez ao ano, talvez os governantes e a sociedade em geral, tome conhecimento do drama vivido por esta classe de mulher.

Nos países desenvolvidos e naqueles em desenvolvimento, o problema da igualdade entre mulheres da classe média em diante e os homens, já está praticamente equacionado, exceto por alguns preconceitos bobos, porém ineficazes em comprometer este princípio. No fundo, são ainda resquícios folclóricos/machistas da eterna relação homem-mulher.
Parabenizo-a por tão bem representar este gênero da espécie humana.
Beijos!