22 March 2008

SÁBADO DE ALELUIA

Recados Para Orkut

Terminou a Semana Santa e hoje é sábado de Aleluia.
Sou católica praticante, ( não tanto como devia) e tenho uma relação muito especial com Deus. Falo com Ele mais do que rezo, zango-me com Ele e às vezes ficamos mesmo de relações cortadas, não me confesso desde que o meu confessor de toda a vida morreu mas continuo a comungar...
Foi ele que me baptizou, casou, baptizou os meus filhos, e sempre foi um Franciscano especial. Desalinhado como eu, nem poderia ser de outra maneira, era já Bispo de Santarém quando me casou. Confessava-me por carta ou pelo telefone e combinamos que os pecados cometidos de que não me arrependesse, ajustaria contas directamente com Ele.
Sim, porque de nada servia eu confessar-me, dizer-me arrependida quando não estava, ele absolver-me e eu repetir tudo de novo.
Quando partiu, perante a minha recusa de me confessar a um estranho, ficou decidido que me confessaria directamente a Ele. Daí os meus filhos dizerem que eu tenho uma linha directa com Deus.
Uma vez, na Catedral de Milão, na Piazza Duomo, peguei num dos vários telefones que têm na entrada com gravações em várias línguas descrevendo toda a Catedral, quando o meu filho mais velho me puxou para me dizer qualquer coisa. O mais novo, bem pequenino, interrompeu-o e disse-lhe:- Chiuuu, a mãmã está a falar com Deus.
Foi a risota geral.
Bem, mas dizia eu que como católica fico um bocadinho enxograda porque todos sabem o que é o Natal e conheçem os seus símbolos, mas pouco ou nada sabem da Páscoa.
Se procurarem na net vem lá tudo explicado, excepto alguns pormenores que considero muito importantes.
Por exemplo, que se um católico só conseguir comungar uma vez no ano, o deve fazer no domingo de Páscoa e não no Natal.
É mais importante a Ressureição de Cristo do que o seu nascimento.
Enfim, não tornarei este post numa aula de catequese, mas sempre direi que a Páscoa é renascimento, renovação e que o símbolo do coelhinho e dos ovos tem a ver com a data em que se comemora, que é no início da Primavera. Como os índices de mortalidade durante o período frio do ano eram altíssimos na Europa antiga, os símbolos que hoje adoptamos, como o coelhinho e os ovos de chocolate, representam vida nova.
O coelho lembra a fertilidade, pela sua ampla e rápida capacidade de reprodução, e os ovos são a própria vida que surge.
A Páscoa na minha família segue a Tradição que já vem dos antepassados:
Missa pela manhã, cabrito assado ao almoço e várias sobremesas, além da troca de ovos ou pequenas lembranças.
Em criança, a minha mãe e as minhas tias preparavam-nos para eu e os meus primos os pintarmos e depois elas escondiam-nos e nós íamos à procura deles nos sítios mais esquisitos da quinta da minha avó.
Desse tempo ficou um maravilhoso Folar que a minha mãe confecciona e onde coloca, no meio, ovos que ela própria pinta.
Amanhã deixo aqui a fotografia para todos se lamberem e em homenagem aquela que continua a ser um elemento aglutinador de toda a família: a minha mãe.
Recados Para Orkut

Para todos que esta Páscoa seja um novo recomeço, de Vida, Sonhos e Amor.

Eu já recebi hoje o 1ºOvo de Páscoa. Veio com a antecedência de um dia, mas é normal. Amanhã não há correio e as cegonhas não trazem nada de Paris.

17 nhận xét :

@ღღ@ said...

em paris ha correio todos os dias e so segunda é que é Lundi de Pâques minha cabra doida !

Isamar said...

Uma Páscoa Feliz recheada das coisas doces da vida...amizade, amor, alegria....

Beijinhossssss

Olá!! said...

Trago amêndoas de chocolate para ires petiscando... Boa Páscoa
Beijossssssssssssss

Ka said...

Uma feliz páscoa com tudo o que tu mereces!!!

Beijinhos

Isamar said...

Amiga, vim reler o post e, como católica,embora pouco praticante,ex-catequista,digo-te que gostei do que li e da forma como o explicaste.Concordo contigo. Em tudo!
Procurei os meus prémios mas não os encontrei. Onde estão?

Beijinhosssss

Uma Páscoa Feliz!

Outonodesconhecido said...

Olá blue.
Várias coisas agora que consigo respirar sem dor no peito:
- Obrigada pelos teus comentários,
- gostei muito do teu post
-e fico feliz por te ver animada.
- sobre o sábado de aleluia, lembro-me em criança de ir, com toda a criançada, de chocalho na mão, chocalhar à porta das pessoas pessoas que nos atiravam doces - agora me lembro de algo nojento, as amêndoas iam para o chão, nós apanhávamos e comiamos - se ASAE sabe ainda vai buscar esta gente ao cemitério para os repreender...
Será que as amêndoas iam mesmo para o chão?

Sunshine said...

Olá blue!
Que linda a tua Páscoa em criança.
Acabei de dixar no meu cantinho um texto sobre as origens pagãs da Páscoa.
Feliz Páscoa.
Beijinhos cheios de raios de Sol

Margarida said...

peço, antes de mais, desculpa pela invasão...
gostaria apenas de comentar este post que refere aspectos com os quais me identifico...gostei bastante de o ler, assim como os restantes posts. é interessante podermos ler as palavras que, com sinceridade, brotam da cabeça e passam para o papel. sao opinioes, pontos de vista... sao o que somos, e eu, gostei bastante do que é.
um abraço, desejos de uma pascoa muito feliz...
margarida

Anonymous said...

Boa Páscoa!
Bjs

Um Momento said...

:)))
Doçura Doçura...
Entºao agora estamos mesmo na era moderna.... dá aí o nº de telefone sff:D
Quem sabe também Lhe posso ligar:)))))
Quanto ao folar... estou a preparar um... de carne...Servida?;)

Uma Santa Páscoa , um doce beijinho a ti e a todos aí em casa e...quero uma fatia desse folar...olecas:))))))))))

Beijo Imenso!!!

( onde vais esconder os ovitos hum??:D)

(*)

Maria said...

Cheia de sorte......
Que seja para ti um Recomeço de tudo o que quiseres.......

Beijos

Tiago Mendes said...

Venho desejar uma feliz e santa páscoa para ti e para os teus! :)

Tiago'

f@ said...

O pintainho acabadinho de naser já com penas macias e mto amarelinhas e coelhinho de chocolate mto doce das nuvens para ti com mil beijinhos

Leonor said...

Blue

voltei das minhas mini férias e ando a agradecer e desejar uma Boa Páscoa.
Confesso, porém, e não queria deixar de o dizer, que a leitura deste post me foi muito grata já que, sendo um problema que atormenta muita gente, nem sempre algumas pessoas o conseguem resolver ou aceitar as escolhas dos outros.

Eu, também católica, não muito praticante (podia ser mais) também sou "adepta" de uma linha directa e não o escondo. A minha mãe quando me viu uma vez comungar sem me confessar optou por nunca mais me falar no assunto.

No entanto pessoas há que não o fazem (os divorciados, por ex), alguns com grande mágoa... enfim, não é um tema fácil e por isso mesmo só lhe posso dar os parabéns pela frontalidade com que o abordou.

Boa Páscoa para si e para a sua família.

MIMO-TE said...

Querida linda!!!
Sorrio para ti, porque sempre soube que eras linda!!! És mesmo :))) Eu não sou católica, sou apenas cristã, ou melhor eu e ele andamos de mãos dadas :) mas é ele que sempre me estende a mão.:) Tomei esta decisão sozinha e depois de conhecer várias religiões.:) Conclui que eu e ele já estavamos ligados desde sempre e que falamos e sentimo-nos todos os dias. Este amor é a minha própria vida e é assim que me sinto bem.
Gosto da essência, não me preocupo muito com as aparências. Sou assim!
Mas hoje estou aqui, quero que este dia seja maravilhoso para ti, o tal nascer de novo de que tanto fálo e que me tem dado coragem para ir sempre em frente. Para ti doce amiga uma Páscoa muito feliz e cheia do amor de Deus!

Beijos de mim

Oliver Pickwick said...

Velvet, não existe este negócio de "sou católica praticante (não tanto como devia)". É o mesmo que dizer: "estou mais ou menos grávida".
Muito engraçada a fala do seu filho quando estava no telefone "falando com Deus".
Beijos!

Filoxera said...

Beijinhos a toda a família e um xi à tua mãe.
Grata pelos ensinamentos, deixo-te um abraço para ti também.
Beijos.