29 September 2008

(1) ESTE COMENTÁRIO DAVA UM POST

Muito bonito...Gostei muito...Boa semana...Volto mais tarde...
Estes e muitos outros comentários altamente interessantes são deixados em posts espalhados pela blogosfera, o que me encanita.
Felizmente não tenho dessa raça no meu blog.
É claro que para tudo existem excepções. Eu própria, às sextas-feiras, depois do comentário, desejo bom fim-de-semana. Ou, se o blog pertence a uma amiga/o que está a passar por um momento difícil, mesmo que não haja post novo, passo por lá e deixo um beijinho ou um abraço apertado.
Mas por sistema, dizer isso e nada mais é no mínimo, estranho. Assim, que me sinto privilegiada por ter quem me leia e deixe comentários consistentes, concordantes ou discordantes, que me dão imenso prazer ler, e alguns deles, davam excelentes posts.
Esta semana tive dois, sem desprimor para para todos os outros, que me deram esta ideia.
Portanto, a partir de hoje, e sempre que tal acontecer, farei um post com os melhores comentários recebidos.
Esta semana, os dois a que me refiro, foram da Cecília e da Renard.
E quem é a Cecília? Pois não sei. É uma leitora, ( suponho que seja:))), que um dia entrou pelo meu blog dentro e deixou um comentário excelente.
Como sempre faço quando alguém me visita pela 1ª vez, fui ao blog dela agradecer a visita e conhecer o blog. Dei de caras com um blog aberto só a convidados.
A minha 1ª reacção foi não publicar o comentário. Não publico comentários anónimos ou de blogs aos quais não tenho acesso.
Mas houve alguma coisa naquele comentário que me levou a publicá-lo. E em boa hora o fiz.
Ela veio depois explicar que não tem blog, que só criou aquele para ter um endereço e poder passear-se no blogobairro.
E com isso ganhei uma leitora atenta, culta, que escreve maravilhosamente, que expõe as suas ideias de uma forma clara e sustentada, enfim, uma leitora que dá gosto ler. A começar por mim, já outras pessoas lhe disseram que devia mesmo começar um blog, porque acreditamos que tem muita coisa interessante para partilhar connosco. Mas não quero aqui insistir mais, dado que já explicou por que não o faz.
Quando se decidir sabe que estarei cá para ajudar no que puder e ler o que escrever.
E aqui fica o comentário:
Velvet,
O estado de espírito que imprimiu às suas palavras é-me familiar, por tantas e tão poucas razões daquilo que se nos atravessa na vida. Podem ser um desabafo, podem ser, tão só, palavras soltas que reuniu impulsivamente.Mas isso não interessa, só a si diz respeito e não me vou armar em analista de mentes à distância.Só posso comentar o que está escrito e guardar para mim as pseudo conclusões.
E o meu comentário é este:
- Todas as incertezas revelam raciocínio
- Todas as amarguras revelam sentimento
- Todas as cegueiras revelam vontade de ver
and last, but not the least
- Every single thought show that we're alive...(and that's the ultimate solution, don't you think??)
Beijinhos e bom fim de semana!!
27 de Setembro de 2008 8:12

O outro comentário veio da Renard, um membro da Tribo dos Afectos para a qual tive a honra de ser convidada há 3 semanas.
A Renard é uma raposinha matreira que cativa logo quem a conhece, uma miúda doce, amorosa, divertida, prá frentex, super culta e que dá dos melhores abraços do mundo. E porque nos cativa, faz com que nos sintamos responsáveis por ela.
Alías, como todas nos sentimos nesta Tribo.
Aqui fica o comentário dela:
Hi soft Blue Velvet:
Don't ask me why, but I feel like writing in english when I comment in your blog. Maybe it's because I know you feel confortable with the language and because, having been born in South Africa and living there for 9 years, my most intamate and private thoughts are always constructed in english.
You know what reading your poem brought to my mind? The aria "Vesti la Guibba" from Leoncavallo's "Il Paliacci".(At this point you must be wondering why a 28 year old listens to arias and operas... Well, I love(d) Pavarotti (even got a small statue of him) and that's my favourite aria because it represents a great part of how I felt during my life. Making others around me laugh when I whilst I was shattered inside. I'd "put on the costume"...Well, that's the "feel" I got from the poem. We must all fulfill are social obligations by smiling on demand and acting good spirited even if we feel like telling everyone to leave us alone and just shut the f*** up...Well, I've evolved. I never smile if I don't feel like it and if I'm ill-spirited, my face is transparent. People know it's best to stear clear.I can't live trying to please everyone. If they don't like me, then all they have to do is just stay out of my way...Sorry for the outburst...
But as you said, we may have to "fake" feelings but never amongst friends.
Big kiss sweetie and a nice big hug... One of those you enjoyed so much... :)

37 nhận xét :

Patti said...

É realmente uma boa ideia esta. Também já tinha pensado várias vezes nela,porque recebemos muitas vezes comentários muitíssimos bons, dignos de post. Aconteceu-me muito recentemente com a Fada, num post que ela comentou excelentemente sobre o drama que é a violência doméstica.

A Cecília é uma visita nossa muito recente, mas uma bestial comunicadora e comentadora. Fizeste muito bem em falar dela, neste teu post de comentários de leitores.
Tb gostei muito do comment da Renard, que não conheço.

Gosto muito de todos os meus comentadores, é bom sabermos que passam pelo nosso blog, nos lêem com atenção e comentam com gosto, perdem tempo e não saem do contexto. Tu, Velvet, sempre foste muito boa comentadora. Nota-se em ti as características que apontei em cima.

f@ said...

A Cecília já eu mtas vezes pensei, ao ler os comentários ... que é uma pena não ter um blog... seria brilhante...
A Renard é mto querida... mas como tá sempre em língua estrangeira... e o meu tradutor tá nas nuvens...
prometo tirar o tal curso de línguas... em 5 lições... mas depende de mtos aspectos...!!!!!
beijinhos das nuvens

f@ said...

Voltei para dizer uma coisa...
talvez eu faça um post ou vários de ... comentários sim... e não é roubar-te a ideia.... sem falar que tb posso fazer post de alguns emails que recebo... se os autores me autorizarem é claro e de forma anónima... e olha que estou a falar de emails interessantes não dos malandros....... coisas que ficam nas nuvens e depois chove... uma vez até choveu água de rosas...
beijinhos das nuvens

Maria said...

E se eu disser que não sei inglês e não percebi nada do que acabei de ler? (ou tentar ler... :) )
Logo hoje que consegui entrar.... olha, sabes o que te digo?
Muito bonito o que li em português, gostei muito, BOA SEMANA (esta é a sério), e volto mais tarde...
:)))

A tribo dos afectos é o grupo de que me falaste?
Ah.....

Beijos e veludos azulados e com chuviscos

O empírico said...

Ótima idéia essa... Vou visitar esse espaço mais vezes, quem sabe não acabo, em um momento inspirado, participando desse tipo de homenagem...

Sorrisos em Alta said...

Ainda bem que apareceste!
Desculpa, enganei-me. É ainda bem que avisas!

A partir de agora (bem, começa no post seguinte), passo a comentar por aqui só com o célebre "bonito, beijinhos, boa semana e volto depois".
Não significa que não tenha lido. Apenas não quero que me faças uma consulta de psiquiatria aqui para o público em geral!!!!

;o)

Beijo
Boa semana
Já volto...

Maria Clarinda said...

E como assino por baixo...quantas vezes comentários a posts meus , me ajudaram, me enterneceram. Então quando veem de raposinhas que se sentam devagarinho na n/relva, e, que aos poucos e poucos cativando-nos mutuamente vamos chegando mais perto...aí sim entra o espírito que sinto neste n/meio. Gostava, gostava mesmo de perftencer a um espaço de Afectos.
Jinhos mil

Justine said...

Admiro a maneira desassombrada e de olhos nos olhos com que dás a tua opinião.E este post(ainda bem) leva-nos a parar e a repensar o modo como nos comportamos neste mundo vitual.
E é bom saber que o "Petit Prince" continua a ser lido e a servir de união, e que há gente que continua a achar que o essencial é invisível e só pode ser visto pelo coração, e que se é responsável por quem nos cativa:))

cecília said...

Uow....
Estou sem palavras....
Já estou aqui há mais de 15 minutos para tentar ordenar as ideias e revelar o que senti ao ler este post...
1º - Estou muito honrada pelo destaque
2º - É o que leio por aqui que me inspira a que às vezes me saiam comentários mais felizes - sou do tipo "reactivo", i. é, a qualidade dos posts dá-me "corda".
3º - Entrei na blogosfera por mero acaso e não fazia a mínima ideia de como isto funcionava. (E pelos vistos continuo a não saber, porque só tenho mesmo é um endereço de "gmail" que já existia e que me deu acesso à caixa dos comentários num dia em que experimentei lá colocá-lo e funcionou!!!)
4º - Agradeço imenso a oportunidade que me têm dado estas 3 casinhas do blogobairro, que visito diariamente, para fazer uma coisa que me dá muito prazer, principalmente pela maneira como fui acolhida - conversar, trocar ideias, discutir sobre tudo ou sobre nada, ou até brincar, mas sempre com grande seriedade, respeito mútuo, educação e princípios. Características que hoje difícilmente encontramos nas pessoas com quem lidamos directamente e muito menos ainda na comunicação vitual.
5º - É, por isso, sinceramente comovida, que também agradeço as suas palavras, e que deixo aqui, desde já, a promessa de que, se um dia vier a construir um blog, a Blue Velvet, o Ares da Minha Graça e o Crónicas do Rochedo, serão os padrinhos e residentes Vip.

Um bejinho e um xi,

Cecília

ANTONIO SARAMAGO said...

Olha minha Amiga,gostei imenso desta tua exposição, costuma dizer-se que quem escreve assim é porque jeito e talento não lhe falta, no entanto é pena que nem todas as pessoas possam ou saibam corresponder da forma mais correcta a determinadas postagens e cá pelo meu lado, istoéstá mesmo uma lástima, tanto de saúde como de inspiração, não tenho vontade para nadica mesmo e vim só aqui, porque te adoro e não podia ficar sem te desejar uma boa semana.
Melhores dias virão concerteza.

Filoxera said...

Concordo contigo. Ambos os comentários compõem posts pertinentes, pois são bem valiosos.
Também tenho reparado que a Cecília redige de forma brilhante.
Um xi-coração.

1/4 de Fada said...

Foi uma excelente ideia que tiveste, e abriste com chave de ouro, porque a Cecília, cujos comentários conheço daqui e de mais 2 blogs excelentes, faz uns comentários magníficos, e também seria sua leitora assídua se ela resolvesse criar o seu próprio blog... Quanto à nossa Renard, sou freguesa, nem é preciso dizer mais nada, para além de ter o duplo prazer de a conhecer pessoalmente e de pertencermos à mesma "tribo".

BlueVelvet said...

Patti,
pela parte que me toca, obrigada pelas tuas palavras, que aliás devolvo.
Também tu não comentas por comentar, e é sempre um prazer ler o que deixas na caixinha.
Beijinhos

Patti said...

Nós é que agradecemos as visitas e a qualidade dos comentários da Cecília, não é Velvet?

Estou desejosa que comece um blog e esteja descansada que ninguém lhe vai colocar fasquias elevadas. Basta ser a Cecília por si só.

Também aceito o estatuto de madrinha e de residente Vip, mas mais não posso, porque já possuo o cargo de PresidentA do Rochedo e anda para lá uma pindérica deslavada, a querer assumir o meu posto e não me posso distrair!

BlueVelvet said...

Fa,
pois é. Temos comentários que são um verdadeiro post.
Quanto a mails, não tinha pensado nisso.
E para as liçõs de inglês, eu sei bem a que "aspectos" te referes. Será ao aspecto do Prof???
Acertei, malandreca???
Beijokas

BlueVelvet said...

Maria,
tadinha de ti que não sabes inglês:)))
Obrigada pelos desejos de boa semana.
I know you mean it...
Sim, a Tribo é aquela de que te falei.
Beijinhos amiga.

BlueVelvet said...

Empírico,
volte sempre.
A minha caixinha, aliás, as minhas 2 caixinhas estão abertas.
Veludinhos azuis

BlueVelvet said...

Sorriso em alta,
e eu lá era capaz de te fazer uma coisa dessas...
E nem tu precisas de psiquiatra nenhum: és o tipo de pessoa bem resolvida e de bem com a vida.
E também já tenho um comentário teu, na rubrica humor descarado:))
Beijokas.

BlueVelvet said...

Maria Clarinda,
bem vinda.
Há realmente comentários que nos aquecem o coração.
E se é uma mulher de Afectos, decerto vai haver uma Tribo à sua espera.
Volte sempre.
beijinhos

BlueVelvet said...

Justine,
se todos nós seguissemos os ensinamentos desse livro eterno, this would be a better world:))
Beijinhos, amiga

BlueVelvet said...

Cecília, sabia que ia ficar surpresa, porque acho que ainda não se deu conta de quão bem escreve e como são importantes as coisas que diz nos seus comentários.
Honrada fico eu, e desde já aceito o convite para madrinha e residente Vip.
Muito obrigada e boa semana.
Beijinhos

BlueVelvet said...

António,
obrigada pelo carinho que sempre imprimes aos comentários que me deixas.
Sei que estás com problemas graves e que já se arrastam há um tempo, mas, amigo, a perda de um filho é uma coisa inimaginável.
Portanto só a tua paciência, carinho e apoio poderão ajudar a tua Rosinha.
E nós cá estaremos para te animar a ti.
Boa semana e beijinhos

BC said...

Pois é blue, essa ideia é muito interessante, já vi algumas pessoas aproveitarem os comentários
para um post, porque por vezes aparecem comentários maravilhosos, eu própria já o fiz, mas são coisas pontuais, e no meu caso como estou muito mais virada para a poesia neste momento, não escrevo muitos textos, os textos do princípio deram lugar aos poemas.
Sempre adorei escrever, mas de repente as coisas mudaram e até já dei conta de estar a comentar alguém com poesia.
Desabafos!!!!
Beijinhos e aprovo a ideia, pois é muito interessante.

BlueVelvet said...

Filoxera,
calculei que já tivesses reparado nos comentários da Cecília.
Impossível não reparar.
Beijinhos e as melhoras de toda a família.

BlueVelvet said...

1/4 de Fada,
já viste como espeeerta:)))
Só tenho gente fina por aqui...e um dia destes calha-te a ti rsrsrrs
Beijinhos tribalistas

BlueVelvet said...

Patti,
tens toda a razão: nós é que agradecemos.
E quanto à pindérica a que te referes, ela não tem hipóete nenhuma contra ti.
E corremos com ela num instante, além de darmos um puxão de orelhas ao Carlos rsrsrrs

João Videira Santos said...

Aqui neste espaço invisivel onde a presença são as palavras recebem-se os mais variados comentários. Alguns deles bem estruturados e até formativos, outros...nada disso. Este é um mundo onde muitos mistérios são interrogações...Apesar de tudo, é nele que vamos ao encontro do imprevisto.

Anonymous said...

Confesso que já tive a ideia de fazer o mesmo, mas os últimos tempos têm sido tão conturbados, que não tenho tempo para inovar. Tlvez um dia...
Quanto à Cecília, faz sempre comentários excelentes e já lhe disse várias vezes que devia ter um blog. E como sabe, há mais gente a pensar o mesmo no blogobairro.

Anonymous said...

Volto, porque me pus a ler os comentários e queria dizer 3 coisas :
Cecília: Convite aceite, mas tem que ser depressa, senão ainda tenho que ir ao baptismo de bengala!

Patti: Não é só PresidentA do CR, é também do blogobairro, ora essa! Não houve eleições? Não faz mal... fui eu que a elegi no dia de aniversário do CR e ninguém contraria um aniversariante a atiar p'ró ditadorzeo!

Blue:As minhas orelhinhas já estão prontas para receber o justo castigo.Mas não puxem muito, porque já são grandes!

renard said...

Ai minha amiga aveludada:

Que honra me dás... Até fico sem jeito... Ou melhor, fico como as carpideiras de que te falei quando nos conhecemos...
O Gigante dizia-me hoje que sou a "bebé da tribo". Mas não me sinto assim. Disseste num comentário que somos responsáveis por quem cativamos e, assim sendo, sinto-me vossa mãe, irmã, filha... Aquilo que precisem que seja em qualquer altura da vossa vida. Posso ser das mais novas mas isso não quer dizer que as minhas "responsabilidades" sejam menores.
Não sei mais o que dizer a não ser que te adoro, como a todas, e que estarei no encontro a distribuir abraços com todo o gosto. :)

Big kiss beautiful Lady

Pedro Branco said...

Não sei o que dizer... Talvez primeiro objectivar o meu caminhar por aqui:
Normalmente escrevo ao sabor da leitura, se ela me leva para algum lado; não como mensagem a... apenas como seguimento de... ou outra visão de... Sei lá. Escrevo a propósito do post que li ou da sua imagem ou dos dois. Por vezes passo simplesmente e cumprimento, sem grande coisa para dizer, mas para que se possa perceber que passei. Outras vezes nem digo nada porque não sei escrever sem ser para dizer nada. Mesmo que seja... "bom dia", "beijo..."
Quase nunca leio os comentários dos outros.
Sinto por vezes que cometar é uma condição imprescindível para se ser comentado, mas não ligo muito.
Por respeito, passo sempre pelos blogs de quem comentou no meu, mesmo que não diga nada.
O meu maior prémio é mesmo ver que dos meus escritos a grande maioria é "daspalavrasatravésdosoutros", o que quer dizer que se calhar nem me pertencem e eu devolvo-os ao mundo. Para mim é esse que vale.
Já se passou, acho eu, quase tudo isto contigo.

Beijo.

Ah... e sempre com o nome assinando por baixo.

BlueVelvet said...

João Videira Santos, mas é isso mesmo.
Se a presença são as palavras, venham elas:))
Veludinhos azuis

BlueVelvet said...

Carlos,
mas fez algum coisa para merecer um puxão de orelhas:))
Beijinhos e veludinhos azuis

BlueVelvet said...

Renard,
não tens que ficar admirada. Para grandes comentários, justas homenagens.
Até sábado linda raposinha
Beijinhos e veludinhos azuis

BlueVelvet said...

Pedro Branco,
que posso eu responder a este comentário...
Talvez destacá-lo numa próxima oportunidade:))
Beijinhos

ematejoca said...

Alguns comentários sao excelentes e entao também os aproveito como foi no caso da Fadinha e da kleine Hexe.

Sinto a mesma coisa pela kleiner Fuchs como a Blue Velvet.

Saudacoes Outonais!

Sorrisos em Alta said...

Estás a ver como as aparências iludem?
Dou-me pessimamente com a Vida. Nunca me convidou para casa dela, nem nada...

Chuif....