30 January 2009

A TRADIÇÂO JÁ NÃO É O QUE ERA


Sabedora da minha paixão por bonecas e por moda, mão amiga fez-me chegar a notícia de que a Vogue Russa para comemorar os 10 anos da revista, convidou 31 costureiros de renome internacional para vestirem as famosas bonequinhas Matrioskas.
Fui investigar a notícia e descobri que grandes nomes como Prada, Moschino, Saint Laurent, Armani, Dolce&Gabana, Oscar de La Renta, entre outros, exploraram uma abordagem fashion e vanguardista que deram à luz pequenas obras de arte contemporânea cheias de uma ligação cultural entre o passado e o presente da Rússia.
Cada costureiro produziu um desenho e todos foram entregues a alguns dos maiores artesãos do país e confeccionadas em madeira medindo 50 cm de altura e 60 cm de diâmetro que foram pintadas à mão de acordo com os esboços.
Emagreceram, claro.Tornaram-se poliglotas, ora loiras, ruivas ou morenas e no dia 21 de Novembro passado, foram leiloadas para um evento de caridade.
O preço base de licitação era 5.000 Euros.
Palpita-me que alguns notáveis da antiga União Soviética se devem estar a remexer no túmulo.
Embora a notícia tenha quase dois meses, achei-as tão lindas que não resisti a partilhá-las convosco.





António Marras














Moschino
















Marc Jacobs
Prada
Emilio Pucci






Ralph Lauren
Sonia Rykiel



Dado que 5000 euros é um bocadito caro para comprar uma bonequinha, mesmo que de griffe resolvi que só podia mesmo comprar uma. Pus-me então a pensar qual escolher. A verdade é que havia várias que me encantavam. Por fim, fiquei entre a do Versace e a Blumarine. Ambas loiras, uma sofisticada, a outra com um arzinho doce. Optei pela última porque está vestida de rosa, a minha cor preferida a seguir ao branco e azul, porque tem um telele na mão, objecto sem o qual me sinto despida e porque é Blu, claro. Só não comprei porque já tinha sido vendida.
Sorte a minha:)

E vocês, qual queriam?

20 nhận xét :

salvoconduto said...

Será que tenho que mandar fazer regime à que tenho cá em casa? Olha eu pelo sim pelo sim ficava com elas todas, mas esta coisa do "guito" anda muito mal dividido.

Abreijos.

Violeta said...

eis uma colecção que não me importava de ter...
bjs

Miepeee said...

Algumas estao giras mas eu continuo a preferir a orginal, acho linda.
Beijinho.

ANTONIO SARAMAGO said...

Mas que enorme colecção!!
Também tenho em casa quem se perca por bonecas e bonecos, afinal sempre foi uma paixão das Meninas, Raparigas e até das Senhoras!!

pedro oliveira said...

Bem, uma colecção bastante original e com pedigree.

vovó said...

realmente, a tradição já não é o que era :)...
mas as bonecas são lindas!!!
a "tua", foi muito bem escolhida :)!
é difícil decidir-me... :)... acho que "fico" com a do Armani... :)... só porque , " se eu era rica..." ( como dizia uma amiga minha americana) vestiria algumas coisas das que o sr. produz...
beijocassssss

Leonor said...

É o máximo Blue!!!

não conheci mas fiquei verdadeiramente fascinada. Aliás, até nem me ralava de ter uma delas lá em casa... mas oscilo entre a Gucci e a Versace!!

(realmente, o que se pode fazer com imaginação:))

veludinhos

Vera said...

São Lindas:)
Quero todas!!!! A Paul Smith encanta-me :)
Beijos. Vou tratar dos Prémios!!!

mjf said...

Olá!
Todas lindas...
Eu gostei talvez mais de duas :- Nina Donis e Yves Saintt Laurent ;=((


Beijocas
Bom fim de semana

Justine said...

Que delícia! Obrigada pela partilha, não conhecia esta iniciativa.
E como,apesar das inovações serem sempre bem vindas, um clásico é sempre um clássico, fico com a Burberry, que é encantadora e muito "british":))

Susana Júlio said...

...pois...eu também queria era todas...sempre gostei destas boneas...mas estão "fashion"! Em dúvidas entre a Versace e a Gucci...fico-me pela Versace...vou entrar em negociações...eheheheheheh...sonha susana, sonha!

:)

Anonymous said...

5 mil euros por uma boneca? vou-me já embora, antes que comece a falar à Porto!

f@ said...

Eu gosto de várias.... mas a minha preferida é a de Ralph Lauren, depois Dries Van Noten e por ser uma obra genial e mto bela e porque gosto de bolas a de António Marras embora o traje não faça o meu género....

Beijinhos das nuvens

De dentro pra fora said...

Eu cá gostei mesmo da do António Marras, nºao sei bem porque...mas gostei


Beijinhos

Gata2000 said...

Eu não comprava nenhuma porque 5.000 euros davam para um ano de creche do meu filho (prioridades!), mas gostei particularmente da Moschino, devo ser uma romantica, embora isso me custe horrores a admitir. Bjs e bom fim de semana

Patti said...

O Paul Smith e nem hesitei. O meu marido é fã da loja dele em Convent, acho que é na Floral Street.

1/4 de Fada said...

Ralph Lauren! Está vestida para matar.

Si said...

A Stella McCartney, foi a única que me piscou o olho... para condizer com o perfume que uso de momento e de que gosto muito.

Filoxera said...

Fico pelas diversas que tenho, trazidas das minhas viagens ao país de origem delas. Estão na vitrine dos ojectos do coração.
Beijos.

Maria said...

Gosto das Matrioskas. Mas como sou antiga, e não dou dinheiro a ganhar a esses gajos que já são podres de ricos, fico com as minhas, umas quantas e vários feitios, mas originais, pois claro...
:))))

Beijo azul