24 March 2009

READER OU FEED?

Durante estes dias em que estive fora do ar não deixei de ler tudo o que os vizinhos iam escrevendo.

Só que fi-lo sempre pela porta da frente. Eu já explico...
Por mero acaso, uma blogger amiga, deu uma entrevista num blog onde esta questão era abordada.
Mas que questão?
Vou explicar começando pelo facto de entrar pela porta da frente.
Quando comecei o meu blog tinha muito poucos blogs para visitar. Era assim tipo monte alentejano: Um aqui, outro além, outro que se via bem à distância. E visitava-os clikando num blogroll, agora considerado jurássico.
Mas que tinha uma vantagem: entrava directa no blog a visitar, via todo o layout, o que estava na lateral, as fotografias expostas, citações, prémios, ouvia a musiquinha, enfim, parecendo que não, esses pormenores dão-nos a conhecer um pouco mais da pessoa que escreve.
Com o aumento dos links ( alguns que visito nem estão linkados na lateral) e com a ajuda de uma vizinha que tem uma relação especial com o tio Google, descobri o Reader.
A partir daí, passei a entrar sempre pelas traseiras. Digamos que a coisa se profissionalizou.: apanho o elevador no hall e vou directa ao andar onde saio.
Ainda assim, havia e ainda há alguns URL que não entram no Reader pelo que tenho que os visitar sempre através do meu blog.
Nestes dias, como não comentava, dei-me ao luxo de entrar em casa dos vizinhos através do blog e confesso que me deu muito mais prazer.
Na tal entrevista de que falei acima, essa pergunta é feita:
Feed ou Reader?
E a resposta foi : Feed.
É facto que o resultado não é muito diferente. A diferença é que no Reader temos as actualizações todas juntas, e no Feed recebemos o aviso através de mail, o que tem como resultado que se escolhermos o Feed ficamos com caixa cheia de mails.
Assim sendo, dos dois prefiro o Reader.
Mas gostar, gostar, se pudesse, o que escolhia era fazer como fiz nestes últimos dias: entrar pela cancela, ver os jardins, os gatos e os cães da vizinhança, as crianças a chegar da escola, sentir o cheiro dos bolinhos acabados de sair do forno e sentar-me calmamente, à conversa, discutindo as últimas novidades.
E vocês?

24 nhận xét :

salvoconduto said...

Eu cá utilizo os dois. Mas em sabendo que algum dos meus amigos tem as portas abertas, entro sempre pela da frente, porque gosto de parar no hall de entrada e cumprimentar quem visito.

Abreijos.

Carminda Pinho said...

Ui! que lindo que está o teu blog.
Vim a correr, mas prometo que amanhã, venho com mais tempo, tá?
Deixo-te beijinhos :)

Meiroca said...

Ola', vim agradecer a visita e ao link ao Pensieri e Parole.
Tambem gosto de entrar pela porta da frente, assim conheço melhor a pessso que estou visitando.
Uso o reader apenas para saber se o amigo/a postou naquele dia, isso me poupa tempo para vistar os outros do meu blogroll que tambem postaram naquele dia. Considero os dois orimas ferramentas.
Abraços
Meire
www.meiroca.com

ANTONIO SARAMAGO said...

Eu é o que calha e como percebo tanto disto como de um Lagar de Azeite, é um ver se te avias!

Miepeee said...

Como sou uma descarada entro mesmo pela porta da frente , gosto de ver os chandeliers novos, as chaise long que foram restauradas e sento-me confortavelmente com a anfitria/ao a tomar um cha :)
Beijinho.

mjf said...

Olá!
Gosto da tua decoração Primavril...liiinda :)

Eu prefiro entrar pela porta da frente...uma questão de habito?? Sei lá!!!

Beijocas

Unknown said...

Eu até me perco com tantos termos !!!
um abraço
tulipa

Gata2000 said...

O que eu gosto mesmo é de te ter por perto, se entras pela porta da frente ou pela da cozinha nas traseiras, isso minha cara amiga é uma escolha tua, mas sabes que lá em "casa", para ti, as portas estão sempre abertas.Miaus

f@ said...

LOl... eu entro por onde calha...
se pudesse entrava pela janela... pelo buraco da fechadura... pela chaminé é que não gostava mto pois ficava toda farrusca...

Beijinhos

Justine said...

Eu, não tenho dúvidas agora, sou uma analfabeta e estou ainda no jurássico:))
Vou aprender um pouco sobre o assunto...

Pitanga Doce said...

Olha sim senhora! Valeu a pena a espera que isto aqui está claro e ensolarado!

Feed ou Reader? Ahahahaha. Nem um nem outro, muito pelo contrário. hehehehehe

beijinhos Blue!

JCA said...

Olá, bom dia!

De facto, o reader e uma excelente ferramenta, de uma só tirada vemos as páginas actualizadas, lê-mos os textos vemos [algumas] imagens, de uma perspectiva ampla do blog, é claro que não vemos o layout não ouvimos a música etc. A mim que o meu PC não é grande coisa até me facilita, pois quando quero entrar em alguns blogs demoro uma eternidade (e uso o firefox) pois é necessário carregar imensa informação, no reader está lá o essencial. Consigo ler todos os blogs, o que acontece com alguns, como por exemplo o provoca-me!!!! como somos obrigados a ter uma mensagem na entrada (viva os pseudo moralismos...) em vez de colocar somente o link "normal" copio para o reader o Atom que está por norma no final da página do blog, como este po exemplo http://babyvelvet.blogspot.com/feeds/posts/default

em qualquer blog, da blogspot basta colocar este caminho a seguir ao link do blog /feeds/posts/default quando estamos perante um blog "censurado" e já o conseguimos ler as actualizações no reader.

Embora hoje os browsers já tenham algumas ferramentas incorporadas para lermos os feeds.

resumindo este longo discurso, eu uso o reader diariamente, várias vezes ao dia passo por lá e vejo se há actualizações nos blogs que me inscrevi, se houver alguma coisas para comentar ou para ver melhor clico no link e lá vou eu todo contente ao blog.

Cordiais cumprimentos

Anonymous said...

Eu não utilizo nenhum! Bato sempre à porta a ver o que está lá dentro.

De dentro pra fora said...

Eu estou contigo, nada como sentir o conforto da casa que visitamos, também tenho o Reader mas confesso que poucas são as vezes que por lá passo :)

Beijokinhas boas

Sónia Pessoa said...

Porque por motivos menos felizes tenho andado mais distante, só agora, ao ler o teu comentário na Miepeee, tive a sensação de não andares num dos melhores momentos da vida. Por isso passo para te dar uma força (o roto a falar para o esfarrapado!!!)... melhores dias virão concerteza, e até lá, tb eu estou aqui para o que precisares, nem que sejam só miminhos, que tanto bem nos fazem! Beijinhos gordos

1/4 de Fada said...

Apesar do reader ser muito prático, do que gosto mesmo é de ver tudo como dever ser. Senão como é que saberia que mudaste de visual para um tão bonito?

Si said...

Reader, sem dúvida!
Afirmativa e seguramente o reader!
(ou será porque na sei pêva dessa coisa dos feeds e blogrois?????)
Mas não passo sem entrar pela porta dentro, porque isto de não olhar para a cara do vizinho enquanto espiamos a casa alheia, não me parece lá muito correcto, 'cheira' a cusquice beata, não é?

Sofá Amarelo said...

Puxa que coisas complicadas, heheheh - eu agora comento quase sempre pelos comentários ou pelos seguidores - que é o que estou fazendo agora ... isso do reader, puxa, não sei como se chega lá...

ematejoca said...

Fiquei um pouco confusa, Veludinho!
Não sei, se entro aqui pela frente ou pelas traseiras _____ mas o mais importante é encontrar-te a ti, bem disposta e feliz, mesmo que te tenha de encontrar na rua.

Boa noite e sonhos azuis!

Teresa said...

Antes de mais: olá, Blue! :)

Obrigada pelos teus mails sempre tão reluzentes e cheios de coisas que fazem rir, entre outros, claro!

O post: nem imagino do que falas. Leio em alguns lados isso do blogroll, do GReader, dos Feeds... não sei o que é. Apenas activei uma vez os tais Feeds porque comentadores me pediram (e ensinaram) para poderem ler os meus posts e realmente referiam que era para não terem de entrarem no blog, que lhes aparecia o txto não sei onde... não percebendo nada, lá activei pelo que me ensinaram. não me fez diferença, mas não sei o que é, sequer!

Por mim podes entrar sempre pela porta da frente (agora não que está a fechado como sabes, antes pelo layout todo desconfigurado qdo mudei para a burberry, agora pelo trabalho e saúde). sempre entraste, aliás.

Esas opções dos blogs não me dizem o que quer que seja, desde que quem vá em paz se deixe estar.

E já agora, estou até estupefacta com o que acabei de ler no blog da Carlota, que me acusa de lhe ter deixado um comentário anónimo de mau gosto (que o cheguei a ler há tempos e achei o mesmo). Diz que lá pelos registos das visitas lhe apareço eu como comentadora anónima de tal feito.
que a visitei sempre, é verdade. Que a largos passos lá ia, é verdade - para saber se o marido voltava a escrever, se ela dava notícias do estado de saúde dela...
Mas jamais, em tempo algum, lá escrevi tal disparate.

Estou algo aparvalhada. muito mesmo. Gostaria de lhe poder dizer que aquilo não faz entido algum. é que não faz. era minha comentadora normalíssima, presente, divertia-se lá no galinheiro e eu divertia-me com ela... Não percebo de onde aquilo veio... Só me resta lamentar que a minha entrada no blog dela naquele dia, para me actualizar sobre se havia notícias tenha dado asas à coincidência daquele comentário desumano.

Jamais feito por mim. E contra isso resta-me a minha palavra. Pois não a conheço, nem ela a mim e nem tenho meios de lhe fazer chegar o quanto acho lamentável que alguém a tenha ofendido, bem como desrespeitado as palavras do marido.
Por uma coincidência de entradas no blog dela, que eu fazia ou pelos teus links ou pelos da Coragem ou pelos blogs de quem a tinha linkada, por não a ter chegado a meter nos meus. Da mesma forma que entro noutros blogs pelos links de outros bloggers, porque como bem sabes, não tenho paciência para as coisas dos blogs e links e afins.

O meu registo está lá, pois está. Porque realmente lá fui, lá ia algumas vezes, claro que ia. Pois seme comentava. Pois se o marido havia deixado aquela informação dela... Nunca sequer, SEQUER lhe comentei o post do marido por estar assustada com o que lhe tivesse acontecido. e como cada vez mais o tempo passava e não havia notícias dela, mais eu pensava que algo grave na saúde dela estaria mal... E deixar palavras receando o pior, para quê?

O mal foi meu de lá ir de tempos em tempos ver se havia novidades passíveis e possíveis de serem comentadas, recenando algo menos feliz na sua saúde...

Lamento que aquela questão do comentáro estúpido se tenha colocado em relação a mim.

Mais palavras para quê? :(
não tenho o mail dela. Não me permite comentar no blog dela. Terá de ficar a questão assim. o que é pena, pois como disse em cima, era uma leitora e comentadora recente que se divertia comigo e melhor ainda. eu com ela.

Resta-me que a verdade venha à tona, como sempre vem. (ou nem sempre, mas pronto. não farei desta questão blogosférica a minha causa).

no entanto, também informo que há uma forma (e há quem muito recorra a ela) de entrar em blogs sem deixar rasto. Seguindo pelo link http://www.vtunnel.com/ e escrevendo em cima o nome do blog, entra-se sem deixar IP, um rasto que seja)

Portanto, nem todos os visitantes que se têm num blog são tão visiveis quanto isso... e sei disto desde a altura em que tinha aquela comentadora anónima no meu, julgando ser uma outra. Até ao dia em que percebi que quem anonimamente me comentava só poderia ser alguém com IP escondido, entrando por ese tal site...


tenho pena daquela especulação. Mas nada poderei fazer...

Se a Carlota me ler aqui, poderá pensar realmente o que desejar.

deixo o meu mail para o caso de ela me querer contactar, depois dar-lhe-ei o mail pessoal, se ela entender que esta questão pode ser esclarecida.

ovinhoestrelado@live.com.pt

Não que ligue a estas coisas da blogosfera... Mas realmente, não faz sentido algum eu estar a ser ligada a algo que não fiz. em tempo algum. A algo que NUNCA fiz, onde quer que fosse.

Beijo grande, blue e desculpa o discurso, mas tenho esperança que ela me leia aqui e possa pensar que não faz qqer sentido aquilo...

Beijo *

Carminda Pinho said...

Olha minha querida, tu até explicaste muito bem como se entra por uma porta ou por outra, mas eu que até sou uma "mecinha" esperta, não percebi lá grande coisa :(.
Vou continuar a entrar, sem pedir licença mas pela porta principal. Ah, pois é!

:))) Beijos

Maria said...

Sabes que desde sempre utilizei o FEED, e devo dizer-te que nunca recebi uma única actualização por mail. Deve ser do meu computador...
Agora uso o READER, como sabes, e também que o teu blogue não é aceite no meu reader. O teu e outros. Vá lá saber-se porquê...

Bjs azuis

Maria Clarinda said...

Porta da frente sem dúvida!
Jinhos muitos

Patti said...

Reader, sempre! Leio por lá e entro nos blogs por lá.
É das melhores ferramentas que existe.

Nunca entro num blog através dos links do Ares, por isso se no sitemeter de alguém houver uma entrada de aresdaminhagraca, não sou eu. Será alguém que foi ler o meu blog e entrou noutro blog qualquer através dos meus links.