No seguimento do post anterior e em resposta aos comentários que uma vizinha e amiga me deixou, aqui fica a minha resposta, que só é dada em forma de post porque assim esclareço um pouco melhor a minha posição quanto a este assunto.
Para ti, Maria, e respeitando naturalmente as tuas opiniões:
Em 1º lugar tu és tão anti-americana como antigamente havia os anti-comunistas primários. Não conheces os Estados Unidos, não queres conhecer e para ti, tudo o que acontece de mal no mundo a culpa é dos americanos.
Já eu, há imensa coisa que não gosto no "american way of life", abomino o posicionamento belicista que quase todos os Presidentes americanos tiveram, mas há muita coisa que gosto e não acho que eles sejam o inimigo público nº1.
Isto dito, quanto ao Obama ele herdou um país cheio de problemas e chagas em pontos nevrálgicos do mundo que só por milagre ele conseguiria, em meses, resolver.
E tu não acreditas em milagres.
Por pontos:
Guantanamo: não concordo que tenha existido nem com o que lá se passou, mas abrir as portas e deixar sair todos os que lá estão não é a mesma coisa que abrir as portas de Caxias a seguir ao 25 de Abril. Em Caxias havia presos políticos, em Guantanamo há criminosos, terroristas e inocentes.
Há que os transferir para prisões americanas, julgá-los em tribunais americanos, deixar ir em paz os inocentes e condenar os culpados a cumprirem as penas nos Estados Unidos. Não concordo, nem quero terroristas espalhados pelo mundo e muito menos em Portugal.
Obama já terminou com a tortura e mais ninguém irá para lá. ISSO ELE JÁ FEZ.
Agora, há que os transferir e fechar. Mas isso não se faz de um dia para o outro. Mas é preciso dar-lhe tempo porque vontade ele tem.
Quanto a Cuba, não concordo com o embargo e acredito que vai terminar. Mas já aconteceram coisas: por exemplo, os cubanos que vivem nos Estados Unidos já podem enviar dinheiro para os familiares que vivem em Cuba. ISSO ELE JÁ FEZ. Com diálogo, e ele é um homem de diálogo, isso vai acontecer.E eu vou ficar muito contente porque adoro Cuba e o povo cubano.
O Iraque não é culpa dele e não é possível fazer voltar a máquina de guerra que lá está instalada de um dia para o outro.
O Irão e a Coreia assustam-me. Os loucos sempre me assustaram, sobretudo quando estão no poder.
Quanto às Honduras não tenho nem provas nem elementos de que tenha sido obra do Obama. Talvez tu tenhas.
Em qualquer caso, concordarás que a onda de entusiasmo que invadiu o Mundo inteiro, para já não falar dos americanos quando ele foi eleito, só é constituída por loiros.
E se recuarmos um pouco no tempo, sabes que raio fizeram ou quem eram:
Shirin Ebadi Nobel em 2003- advogada e activista dos Direitos Humanos
Wangari Maathai Nobel em 2004 - activista política do meio ambiente
Mohamed el Baradei Nobel em 2005 - Diplomata Egípcio
Muhammad Yunus Nobel em 2006- economista e banqueiro do Bangladesh
E se procurasse mais, decerto encontraria outros em quem nunca ninguém ouviu falar.
Mas contra esses ninguém insurgiu. Ninguém sabia quem eram como por exemplo, acredito que muitíssimo pouca gente saiba quem é a Nobel da Literatura deste ano.
“The question we have to ask is who has done the most in the previous year to enhance peace in the world,” the Nobel committee chairman, Thorbjorn Jagland, said in Oslo after the announcement.
E com todo o respeito e bem acordada, PORRA digo eu que levei outra vez com o Sócrates e se não tivesse levado levava com a Manuela.
PORRA digo eu que vou levar com um presidente na câmara de Lisboa que é um porco.
PORRA digo eu que vivo num país onde arguidos são candidatos a Câmaras. E nem tenham o atrevimento de me virem falar em presunção de inocência.
PORRA digo eu porque não corremos o perigo, nós, portugueses de ter um Nobel da Paz.
Beijinhos.
Para ti, Maria, e respeitando naturalmente as tuas opiniões:
Em 1º lugar tu és tão anti-americana como antigamente havia os anti-comunistas primários. Não conheces os Estados Unidos, não queres conhecer e para ti, tudo o que acontece de mal no mundo a culpa é dos americanos.
Já eu, há imensa coisa que não gosto no "american way of life", abomino o posicionamento belicista que quase todos os Presidentes americanos tiveram, mas há muita coisa que gosto e não acho que eles sejam o inimigo público nº1.
Isto dito, quanto ao Obama ele herdou um país cheio de problemas e chagas em pontos nevrálgicos do mundo que só por milagre ele conseguiria, em meses, resolver.
E tu não acreditas em milagres.
Por pontos:
Guantanamo: não concordo que tenha existido nem com o que lá se passou, mas abrir as portas e deixar sair todos os que lá estão não é a mesma coisa que abrir as portas de Caxias a seguir ao 25 de Abril. Em Caxias havia presos políticos, em Guantanamo há criminosos, terroristas e inocentes.
Há que os transferir para prisões americanas, julgá-los em tribunais americanos, deixar ir em paz os inocentes e condenar os culpados a cumprirem as penas nos Estados Unidos. Não concordo, nem quero terroristas espalhados pelo mundo e muito menos em Portugal.
Obama já terminou com a tortura e mais ninguém irá para lá. ISSO ELE JÁ FEZ.
Agora, há que os transferir e fechar. Mas isso não se faz de um dia para o outro. Mas é preciso dar-lhe tempo porque vontade ele tem.
Quanto a Cuba, não concordo com o embargo e acredito que vai terminar. Mas já aconteceram coisas: por exemplo, os cubanos que vivem nos Estados Unidos já podem enviar dinheiro para os familiares que vivem em Cuba. ISSO ELE JÁ FEZ. Com diálogo, e ele é um homem de diálogo, isso vai acontecer.E eu vou ficar muito contente porque adoro Cuba e o povo cubano.
O Iraque não é culpa dele e não é possível fazer voltar a máquina de guerra que lá está instalada de um dia para o outro.
O Irão e a Coreia assustam-me. Os loucos sempre me assustaram, sobretudo quando estão no poder.
Quanto às Honduras não tenho nem provas nem elementos de que tenha sido obra do Obama. Talvez tu tenhas.
Em qualquer caso, concordarás que a onda de entusiasmo que invadiu o Mundo inteiro, para já não falar dos americanos quando ele foi eleito, só é constituída por loiros.
Por exemplo, o José Saramago fez a seguinte declaração:
-É possível que comece a dizer-se que o Prémio Nobel da Paz foi prematuro, mas não o é se o tomarmos como um investimento. Graças a ele talvez Obama ganhe ainda maior consciência de quanto o necessitamos.
E se recuarmos um pouco no tempo, sabes que raio fizeram ou quem eram:
Shirin Ebadi Nobel em 2003- advogada e activista dos Direitos Humanos
Wangari Maathai Nobel em 2004 - activista política do meio ambiente
Mohamed el Baradei Nobel em 2005 - Diplomata Egípcio
Muhammad Yunus Nobel em 2006- economista e banqueiro do Bangladesh
E se procurasse mais, decerto encontraria outros em quem nunca ninguém ouviu falar.
Mas contra esses ninguém insurgiu. Ninguém sabia quem eram como por exemplo, acredito que muitíssimo pouca gente saiba quem é a Nobel da Literatura deste ano.
“The question we have to ask is who has done the most in the previous year to enhance peace in the world,” the Nobel committee chairman, Thorbjorn Jagland, said in Oslo after the announcement.
“And who has done more than Barack Obama?”
E com todo o respeito e bem acordada, PORRA digo eu que levei outra vez com o Sócrates e se não tivesse levado levava com a Manuela.
PORRA digo eu que vou levar com um presidente na câmara de Lisboa que é um porco.
PORRA digo eu que vivo num país onde arguidos são candidatos a Câmaras. E nem tenham o atrevimento de me virem falar em presunção de inocência.
PORRA digo eu porque não corremos o perigo, nós, portugueses de ter um Nobel da Paz.
Beijinhos.
19 nhận xét :
Blue Velvet
Como deves imaginar fiquei muito surpreendida com este post, ou seja, que um comentário meu sobre o Nobel do Obama tenha merecido da tua parte um post.
Nem sequer o vou comentar.
Mas, de qualquer forma, digo-te apenas o seguinte:
Imagina que eu pegava numa única frase deste post, que pode ser esta
"PÔRRA digo eu que vou levar com um presidente na câmara de Lisboa que é um porco. "
e a dissecava como tu sabes que eu posso, e sei, fazer.
Já agora, PORRA não leva assento circunflexo. E mantenho tudo o que disse no comentário ao post anterior. E não digo mais para te poupar. Apesar de tudo...
Fica bem!
Espe post é demasiado pessoalizado para o poder comentar.
Só uma nota de roda pé, o nobel não é um prémio para intenções é para acções. Curioso é que são os norte-americanos os mais críticos relativavente à inoportunidade do prémio, e olha que são de todos os quadrantes. A Europa é que se tornou demasiado provinciana.
Abreijinhos
Deixo-te aqui duas ornanizações que muito melhor mereceriam o prémio Greane Peace e AMI International.
Maria,
não é a 1ª vez que um comentário de alguém me merece um post. É a 5ª como poderás ver.
Achei que o teu comentário merecia uma resposta mais elaborada, dado que os teus comentários também eram mais marcantes.
Além do que, como o Salvo e a Ematejoca também comentaram o que escrevi, achei por bem explicar melhor as minhas ideias.
Lamento se isso te aborreceu.
Não era minha intenção.
O meu blog está sempre aberto às opiniões de quem prezo e não preciso que me poupem às suas opiniões.
Respeito-as como gosto que respeitem as minhas.
Beijinhos
Salvo,
esta não é a 1ª vez que faço um post a propósito de um comentário que me deixam. É a 5ª como poderás ver.
É uma espécie do "Não Resisti" ou do "Nova Iorque, Meu Amor"
O facto de ir endereçado à Maria não tem nada de pessoal.
São as minhas opiniões e está aberto aos comentários de todos.
Quanto às organizações de que falas concordo contigo, em género e número.
Tenho o maior respeito e admiração por ambas.
A questão é que não era isso que estava em discussão.
A discussão é o facto do Obama não ter feito NADA que justifique o prémio e é com isso que não concordo.
Mas é por estas e outras que não faço posts sobre política.
Já me chega a minha vida para me aborrecer.
Só que não sou uma Yes girl e gosto do Obama.
Ponto final, parágrafo.
Abreijinhos
Maria,
obrigada pela correcção do porra. Já vou emendar.Como não é uma palavra que use muito, escapou.
Um blog é feito por alguém com sentimentos e está disposto,ou não, a transmiti-los. o meu respeito por aquilo que escreveste.
bj
Os ânimos estão um pouquinho exaltados por aqui, mas, mesmo assim, não podia deixar de comentar.
Acima de tudo, acho que Obama é, apenas e só, um homem e um apenas; com defeitos e virtudes, como todos, não sendo, definitivamente, um santo.
Se acreditei naquela figura e no que ela poderia fazer de diferente? Sim, ou, pelo menos, dei-lhe o benefício da dúvida.
Se acho que mereça o nobel da Paz? Não faço a mínima ideia, de boas intenções está o inferno cheio e só o tempo provará se foi bem entregue ou não. Novamente, dou-lhe o benefício da dúvida e a esperança que esta atribuição o responsabilize e faça concretizar, de facto, as acções rumo a essa visão quase utópica de maior paz no Mundo.
Finalmente, um último comentário relativamente às questões de fundo da política de Obama e das suas promessas: não sejamos ingénuos e não esqueçamos os enormes tentáculos de interesses que podem - mesmo que o senhor até tenha muita vontade de os contrariar - deitar por terra qualquer 'american dream'. Ele é só um homem, correcto??
Pedro,
obrigada.
Sempre correcto.
Beijinhos
Si,
o que escreveu era exactamente o que eu queria dizer.
Provavelmente fi-lo de uma forma mais apaixonada, mas não pensei que causasse tanto ruído.
Beijinhos de mim para Si
Blue.
Como este post não me parece que seja um encaminhamento pessoal, aqui estou para encher algumas letras mais.
Obama não é um santo. Ainda bem, de santos está o mundo cheio. Também não são precisos moralistas - à Esquerda, ao Centro e à Direita há por aí que cheguem.
Ghandi não foi santo e Mandela não o é igualmente. Com ambos muito mudou no mundo, só os intelectualmente anémicos ou de espírito encarquilhado o não viram e vêem. A um mataram-no, ao outro não conseguiram. Os homens livres e de boa vontade estão, e estarão, agradecidos aos dois.
Já estive três vezes nos Estados Unidos, uma das quais, por razões profissionais, me levou à Sala Oval da Casa Branca quando o detestável Bush pai era presidente. Sei que mundo é aquele e, por isso, mais admiração tenho por Obama e continuarei a afirmar que o Nobel foi justamente atribuído.
Um forte abraço
--
PS - Quero aqui voltar mais vezes.
Fico como seu seguidor e colocarei um link no meu blog.
Blue.
De novo mas só para lhe dizer que não consigo juntar-me aos seus seguidores. Sempre que tento fazê-lo a janela necessária não abre!
Irei tentando...
Colocar o link no meu blog, isso foi fácil.
Um forte abraço.
E a polémica continua, pelos vistos ...
Também eu já aqui fui "vítima" de um post com este mesmo título, se não me engano, qualquer opinião contrária à tua sobre homens e mulheres, escrita pelo Paulo Coelho, não foi esse post, Velvet?
É isto que penso os blogs terem de muito salutar, trocas de opiniões, mais ou menos apaixonadas de questões fundamentais para uns e para outros.
São espaços livres onde nos podemos expressar, discordar, concordar, rir e chorar. E tudo dentro dos limites da educação e respeito pela opinião dos outros.
Tal e qual.
Carlos,
obrigada pela visita e pelos comentários deixados.
Volte sempre.
Patti,
continua não.Acaba aqui.Pelo menos no que me diz respeito.
Mas, parafraseando a Martha Medeiros: quem manda aqui sou eu, portanto continuarei a escrever o que entender e sentir.
Como sabes é raríssimo escrever sobre política. Não que não o saiba fazer, mas porque não só não foi para isso que criei este blog, mas também para evitar polémicas deste género.
E sim, tens razão o que prova a "boa vizinha" que és. De facto um comentário teu já deu origem a um post com este título, mas isso foi uma marotice que fiz.
Pus um texto do Paulo Coelho sem dizer que era dele e tu descobriste logo.
BJS
Oi,
Vou entrar de mansinho, agora que parece tudo mais calmo, só para dizer que gostei do prémio atribuído ao Obama porque fiquei felicíssima pela sua eleição e pela mensagem de pacificação do mundo que a sua eleição pressagiava.
Continuo a ter fortes receios pela sua vida à semelhança do que aconteceu com JFK e outros que se atreveram a confrontar-se com interesses poderosos daquele país.
Mas não tenho dúvida que a Academia (aqueles nórdicos são muito bem intencionados) o acorrentou ao prémio... just in case!
Só posso desejar que tudo continue a dar certo, so help him GOD!
jokas
Curiosamente, o meu comentário anterior era mais uma resposta ao comentário da tua amiga Maria do que ao teu texto, Blue!
Eu também tenho uma amiga, ela não se chama Maria, mas sim Christa, que é tão anti-americana como os anti-comunistas primários... e tudo o que acontece de mal no mundo a culpa é dos americanos.
Considero esta maneira de pensar "naiv"!
Fiquei admirada com o comentário do Saramago, porque ele costuma ser cego do olho esquerdo.
Continua como até agora a escrever o que entenderes e sentires, Blue. As polémicas até dão um pouco de vida à blogosfera.
Blue.
Voltei para ver melhor o seu blog. Parei aqui a ler os comentários.
Se me permite intergair neste seu espaço, gostaria de dizer a ematejoca que Saramago não é cego do olho esquerdo, já deu provas disso, incluindo quando escreveu o "Ensaio sobre a Cegueira".
Para outros, transcrevo:
"Nem sempre partilho as posições do Comité Nobel", mas devo reconhecer que a atribuição do Prémio Nobel da Paz a Obama é uma medida positiva" (Fidel Castro, no Cuba-Debate)
Um abraço
E quem se importa com o Nobel da Paz? É como o Oscar de Hollywood, nem sempre vence o melhor.
Até acredito que o Obama tem boas intenções, mas fazer uma premiação baseada em projeções de boas intenções é muita exercício de futorologia.
Em tempo: não sou anti-americanista, até gosto dos nortes-americanos.
Um beijo!
Post a Comment