2 January 2011

(11) NOVA IORQUE, MEU AMOR


Quando nos vimos pela primeira vez foi amor à primeira vista.
Ah, se fosse um homem!
Tinha tudo para me fazer apaixonar. De uma beleza especial, era sensual,fazia-me rir, emocionava-me, surpreendia-me, tirava-me o fôlego.
Turista, fiz o périplo de todos os locais obrigatórios: da Estátua da Liberdade ao Empire, de Times Square ao World Trade Center.
No restaurante do último piso de uma das Torres tinha a cidade a meus pés.
Ah, se fosse um homem!
Nos museus aprendia, nos teatros divertia-me. A cultura anda pelas ruas na mistura de raças e línguas que se cruzam.
Depois, quase residente, comecei a vê-la com outros olhos. Nela cabem duas pequenas cidades ( Little Italy e China Town, onde se vende o peixe mais fresco de Nova Iorque).
Comecei a distinguir as Avenidas das Ruas e a saber qual faz esquina com qual.
E Central Park!! No Verão ou no Inverno veste-se de forma completamente diferente. Ora verde e quente ora branca e gelada. Nada de monotonias.
Ah, se fosse um homem!
E mesmo quando se percorre o País, de S.Francisco a New Orleans, de Washington a Las Vegas, nenhuma se compara com outra e nenhuma é igual a Nova Iorque. Como descer o Mississipi num barco movido a gigantes rodas não se pode comparar ao Hudson onde aterram aviões. Como as montanhas de Vermont não têm nada a ver com as de Lake Tahoe.
Como as águas frias das praias de leste não se comparam com as quentes da Califórnia.
Mas depois, volto a Nova Iorque como volto a casa.
Como voltaria para os braços do homem amado.
E foi ela que me deu o mais precioso presente de Natal que recebi este ano.
De uma forma linda,branca, silenciosa, a cidade vestiu-se de branco, a rigor, para as Festas. E foi esse rigor que impediu o avião do meu filho de partir oferecendo-me mais dois dias com ele.
Ah, se fosse um homem, eu dir-lhe-ia: Nova Iorque, meu amor!

13 nhận xét :

Pitanga Doce said...

Bendita Nova Iorque que te trouxe de volta, Blue! Deixa a vida fluir pelas palavras, através da teclas ou da caneta. Deixa, Blue!

salvoconduto said...

Eita, ora aí estás tu a sorrir como eu gosto. Até renovaste a portada. Que a neve te mantenha assim quentinha!

Abreijos.

salvoconduto said...

Eita, ora aí estás tu a sorrir como eu gosto. Até renovaste a portada. Que a neve te mantenha assim quentinha!

Abreijos.

BlueVelvet said...

Pitanga Reis Doce,
não tens ideia de como é bom ver-te por aqui e como isso me ajuda e incentiva.
Beijinhos

BlueVelvet said...

Querido Salvo,
amigo das presenças e das ausências, obrigada.
E até reparas no cenário, hein! Ganda vizinho.
Abreijinhos

Mie said...

A forma como descreves ainda faz com que tenha mais curiosisade de ir a NY.
E bom mesmo seria ter uma guia como tu :)
Beijinhos daqui ate ai.

Rafeiro Perfumado said...

Eu ainda não a conheço (e sou um homem) pelo que não faço essas juras de amor...

Beijoca, bom ano!

paulofski said...

Não tive ainda o prazer de conhecer a cidade que nunca dorme. Agora a música não me sai da cabeça...

New York, New York
I want to wake up in a city that never sleeps
And find I'm a number one, top of the list
King of the hill, a number one...

Fernanda Ferreira - Ná said...

Querida Ana!

Que felicidade a tua, imagino... oh! se imagino!!!!!!!!!!

O Pedro esteve cá em Novembro. Veio passar 10 dias e cá celebrou o seu 32º aniversário.

Foi bom demais, mas já dói a ausência, sempre dói!

Nova Iorque vista assim, pelos teus olhos é linda.
Sabes que não é o meu destino de eleição!

Beijinhos

Filoxera said...

Que bom! Eu nem conheço NY...
Que este amor permaneça mágico.
Beijos.

http://graceolsson.com/blog said...

Ana, como fotogtrafa, eua doraria fazer a ROUTE66. JÁ A FIZ, EM 1999 MAS, NAO ´E A MESMA COISA..BJS E DIAS FELIZES

Anonymous said...

Olá Ana!

Como ainda estás a curtir a Mariza e o teu amor fadista :) deixo-te um beijo e um abraço.

Anonymous said...

Ola Ana,

Que lindo, adorei, eu que vivo nesta ilha fabulosa fico contente que tenhas gostado. Olha e se casares com esse homen convido-te para ficares no meu hotel, alias o primeiro hotel Portugues em Manhattan. Sabes adorei a musica(quem canta?)

www.carvihotel.com

Parabems

Alfredo