Como muitos vizinhos se aperceberam fiz ontem anos.
É uma obrigação que cumpro criteriosamente todos os anos. Houve tempos em que adorava. Hoje é um dia mesclado de sentimentos antagónicos: alegria misturada com a tristeza de ausências doridas.
Mas ontem foi um dia de anos especial. A vizinhaça sem me dizer nada, preparou-me surpresas que encheram o meu coração de um calorzinho gostoso.
Sou uma mulher de Afectos. Sempre fui e nem as desilusões que a vida já me tem dado mudaram isso. Daí que todas as atenções que recebi me tenham comovido até às lágrimas.
Foram os comentários deixados, os mails que me enviaram, os posts que fizeram em minha homenagem nos próprios blogues, os presentes que me enviaram, enfim, o carinho com que me rodearam.
Não podia deixar passar em claro todo esse afecto que me chegou e que vem provar que essa coisa do virtual é muito relativa.
Logo minutos depois da meia-noite, o
Salvoconduto deixou-me este comentário lindo:
PARABÉNS Velvet!
Parabéns aos senhores que fizeram amor e que desse amor saiu este rebento feminino!
Parabéns a mim também que sei escolher os amigos, mesmo que virtuais!
Abreijos, muitos.
Para quem não saiba, visito o jardim dele religiosamente minutos depois da meia-noite, sempre a pensar:
Que horrores irá ele hoje denunciar?
É que o blog dele dedica-se a isso: a informar-nos de tudo o que vai mal, muito mal mesmo por esse mundo, com especial incidência na América Latina. Muito tenho aprendido lá e muito me tenho indignado. Mas o que escreve e que denuncia não lhe diminuiu a sensibilidade. Pelo contrário, como se pode ver pelo comentário acima.
Obrigada, Salvo!
Ao fim do dia, no correio da tarde, recebi chegadinho Porto este postal da Si, acompanhando um lindo bolo decorado em tons de azul. Como podem ver, foi feito com coisas minhas e do Bluevelvet. Um dos cartazes do filme que inspira o título do meu blog, rosas azuis e a minha Betty, moi-même, com o meu Sebastião.
O carinho com que o fez está patente na atenção que dedicou a cada um dos elementos escolhidos.
Muito obrigada, Si.
Também pelo correio, além do comentário deixado que a obrigou a interromper o seu jejum de fim-de-semana, chegou enviado pela Patti, este bolo todo fashion. Como não deixei bolo para a vizinhança ontem, aqui fica este.
Obrigada, Patti.
Dizem que o carteiro toca sempre duas vezes, mas desta vez foram três. A Fa, para além de dois lindíssimos frascos de chá Companhia das Indias, que me enviou para juntar à minha colecção, enviou-me esta broa. Podem achar estranho, mas quando vou a Aveiro venho carregada com estas broas de centeio e canela que adoro. Fiquei encantada com a delicadeza do gesto.
Claro que quando chegou vinha inteira. Aqui já foi depois do pequeno-almoço.
Obrigada Fa.
A Ematejocazul lá em Dusseldorf, não se esqueceu de mim, e colocou no seu blog este vídeo, com a música do meu blog cantada mesmo pelo cantor que sempre ponho: o Bobby Vinton com um grande Happy Birthday BlueVelvet!
Obrigada Teresa.
A Pitanga, que vive do lado de lá do Atlãntico querendo viver aqui, como é uma exagerada, encheu-me a casa de flores.
Obrigada Mila
A Filoxera fez um post para mim que é um verdadeiro hino à amizade, como eu a vejo e entendo:
Uma amiga completa hoje mais um ano de vida.Conheci-a na blogosfera. Textos cheios de garra, imagens marcantes.Uma frontalidade para tocar em assuntos tabu (estou a lembrar-me dum post a questionar os cavalheiros se sabiam usar a língua, por exemplo), identificação num ou noutro ponto e eis que surge uma amizade.Que passou da blogosfera para a realesfera. E sobre amizades é difícil falar. Pelo menos algo que interesse a quem está de fora. Os amigos estão apenas ocupados em senti-la. Falam, sim, sobre as suas vidas, gostos, preocupações, projectos...Por isso, e para quem está a ler este texto, digo apenas que este é um post de parabéns a alguém que faz mais do que a generalidade das pessoas. Normalmente, ligam e alimentam amizades por telemóvel; ou nem ligam. Ouvem sem reflectirem e dizem sem sentirem "Se precisares de alguma coisa..."Ela não diz. Ou melhor, não se limita a dizer, fá-lo.E, como a amizade não se agradece, retribui-se (reconheces a frase?), eu espero retribuir e ir sempre sedimentando esta amizade que se constrói de palavras e de gestos. De afecto.Que tenhas um dia fabuloso! Que se repita por muitos anos, que os anos te tragam boas mudanças, que nós, os amigos, estejamos cá para comemorar contigo (sabes porque não estarei) e que se concretize aquilo que sabemos.
Um xi bem apertado, amiga!
É sem humildade nenhuma mas com alegria que aceito as suas palavras. Porque eu sou assim.E ela também.
Obrigada, querida.
A
Donagata, uma talentosa poetisa escreveu este poema, de propósito para mim, que acompanhou de um carinhoso comentário:
Blue Velvet
Posso lá imaginar algo mais belo
do que uma formosa mulher
vestida da cor do céu, ao anoitecer,
com o toque delicado do veludo,
deixando seus ombros ebúrneos aparecer
bem como o seu colo que, com pudor, aludo,
iluminada por uns olhos brilhantes de fulgor?
Posso lá imaginar algo mais excitante,
do que saber esta mulher
uma mãe atenta, uma profissional lutadora,
alguém que age como e quando quer,
uma mente aberta e penetrante
e, afinal, um ser fremente, em busca de amor?
Sim, só posso imaginar, pois esta mulher, por vezes recalcitrante,
com quem vou falando, ao escrever, e que considero brilhante,
é uma amiga, virtual, das muitas que agora encontramos.
Só que destas, queremos mais, algumas, nós dispensamos.
Donagata em 21-02-2009
A Ti, Blue Velvet, já não te dispenso quase dia nenhum. És um vício que se entranha.
Um beijo do tamanho do mundo e muitos parabéns.
Desculpa a gracinha, mas é apenas isso. Uma gracinha, mas muito sentida.
Obrigada Donagata.
Last but not the least, até o meu Sporting se juntou à festa e ganhou ao Benfica.
Portanto, acabo este texto cantando o hino do Sporting, que a Miepeee vai acompanhar em coro comigo, como penitência por ontem se ter esquecido de passar aqui.
Volta amiga, que estás perdoada:)
Um muito obrigada a todos, incluíndo todos os que deixaram parabéns na caixinha dos comentários e um abraço de leoa.