Sonhar é injusto. Exige sempre muito do sonhador e quase nada do sonhado - senão a simples omnipresença - . Sonhar exige tanto, que traz à tona o que racionalmente guardámos na gaveta mais escondida do sótão do nosso coração, e que fizemos questão de revestir com enormes pedregulhos trazidos de experiências anteriores...
Sonhar é injusto, porque a injustiça é relativa. O que uns tentam esquecer, esconder, alguém tem prazer em recordar e fá-lo mesmo que estejamos despojados de todas as nossas capacidades de seres racionais e quando, em estado de sonolência, as nossas faculdades emocionais podem ser assaltadas, sem que tenhamos oportunidade de pressionar o botão de alarme...
Sonhar é injusto, porque exige muito pouco do sonhado, que passa da condição de esquecido para a condição de lembrado. E as lembranças matam...mesmo que num estado de dormência do corpo e da alma que o habita...
Sonhar é injusto, porque nos faz acreditar que num tempo perdido, num lugar esquecido, num corpo inerte, há uma vida escondida, que só faz sentido se for sonhada, vivida...
Sonhar é injusto, porque a injustiça é relativa. O que uns tentam esquecer, esconder, alguém tem prazer em recordar e fá-lo mesmo que estejamos despojados de todas as nossas capacidades de seres racionais e quando, em estado de sonolência, as nossas faculdades emocionais podem ser assaltadas, sem que tenhamos oportunidade de pressionar o botão de alarme...
Sonhar é injusto, porque exige muito pouco do sonhado, que passa da condição de esquecido para a condição de lembrado. E as lembranças matam...mesmo que num estado de dormência do corpo e da alma que o habita...
Sonhar é injusto, porque nos faz acreditar que num tempo perdido, num lugar esquecido, num corpo inerte, há uma vida escondida, que só faz sentido se for sonhada, vivida...
28 nhận xét :
A única coisa que temo em relação aos sonhos é que me os roubem.
Abreijos.
sonhar pode ser injusto, mas lembre-se do que dizia bernardo soares, o desassossegado ajudante de guarda-livros:
«Tenho sonhado muito. Estou cansado de ter sonhado, porém não cansado de sonhar. De sonhar ninguém se cansa, porque sonhar é esquecer, e esquecer não pesa e é um sono sem sonhos em que estamos despertos. Em sonhos consegui tudo».
José Luís,
bom conseguir-se tudo nos sonhos, não é?
Mas só a dormir...
Demoiselle velours bleu
Olá!
Linda, eu sonho muito acordada:=)))
Beijocas
Sonhadora Blue.
Acho ser injusto afirmar que sonhar é injusto!
O que dá sentido à vida, se não o sonho? Não é ela própria um sonho?
Penso que dos sonhos não se deve sair a correr. Primeiro, para não sermos apanhados estremunhados, e por isso desprevenidos. Depois, há que lhes dar tempo, deixá-los ganhar forma. Permitir que levedem, para que lhes conheçamos os contornos, vejamos as cores, ouçamos as vozes e outros sons, e até nalguns casos, lhes toquemos os corpos, olhemos as caras e lhes sintamos o coração. Tarefa difícil. No reino das fantasias reais, habitam prestidigitadores de técnica apurada, que muitas vezes nos confundem, ficando nós, sonhadores desamparados, sem saber se ainda lá estamos ou, se porventura, já não. Tentar regressar aos sonhos, buscando-lhes o fim, explicá-los, não é fácil.
Muitas vezes se desperta de um sonho qualquer e se mergulha, de seguida, num mau conselho. Por aí não vale a pena ir!
Há sonhos que se vestem de fantasmas e cirandam por nós, tentando atormentar-nos. Pois há! A fuga não é remédio. Olhemo-los de frente e ponhamo-nos à conversa com eles. Nada melhor para espantar os medos do que um bate papo, tu cá tu lá, o que é que tu queres?
Bons sonhos…
BJS
Uma das coisas mais gosto de fazer é dormir sonhando.Não gosto nada quando durmo e não sonho.
Quantoa aos outros sonhos, concordo contigo é muito exigente para quem sonha,mas o sonho comanda a vida...
bom fds
demoiselle velours bleu,
ah, mas esse é o desafio, conseguir tudo nos sonhos, mas acordado(a)...
;-)
Ah e aqueles sonhos esperançosos, com horizontes? Os sonhos de sonho?
Cá para mim dormiste mal esta noite.
´Pera lá...mais 500 euros pelo vestido descaído no colo da demoiselle!
Ai essa sonha que sonha!
Gostei muito de ler este post. Sonhar, acordado ou não, pode ser injusto... Sonhar é o que nos alimenta e nos trai.
Ai, Patti, juro, juro pelos meus olhos,(que a terra não há-de comer...) que não vi que a senhora estava descomposta.
Valha-me Deus! É que não vi mesmo. Com tantas fotografias de raparigas todas tapadinhas com cobertores da Moviflor, achas que eu escolhia esta?
Isto é um blog decente, tu sabes.
Foi um descuido, que não se repetirá.
Blue,
Pode ser injusto sonhar mas mais injusto ainda é não se lembrar se se sonhou a dormir. É o que se está a passar comigo hoje em dia.
Felizmente que tenho muita capacidade de sonhar... acordada.
Beijossssss
Sonhar a dormir pode ser injusto, mas é muito bom! Sonhar acordado é que pode ser perigoso...
Não é injusto. Pode é ser desproporcional à nossa capacidade real de realização. É uma questão de ajuste e adaptação, acho eu, porque, de resto, o sonho comanda a vida, Velvet, e pobres daqueles que não sonham... o cérebros humano precisa disso
É injusto sim senhora, Dona Si. Se a Dona Blue-Blue diz que é , é porque é. E eu digo que o mais injusto de tudo é quando alguém nos conta que teve um sonho fan-tás-ti-co conosco e só ele (o alguém) aproveitou. Isto é ou não uma tremenda injustiça?? Ah, vejam lá!
Quanto à multa, não há uma maneira de fazermos um motim programado e secreto (as duas coisas) e destituirmos esta PresidentA?
Sonhar é bom. E é sinónimo de imaginação,até de inteligência.
Bons sonhos. A dormir ou acordada.
Ai, valha-me Deus, credo, cruzes, abrenúncio, que a Sedona Pitanga está a blasfemar em dobro!!!
Primeiro, eu nem sei que tipo de sonhos poderão ser esses a que se refere, que eu sou muito séria e recatada, óviu???
E depois, trair a PresidentA??
Nunca!!
Jamé!!
Nem em sonhos, ah, pois não, que o meu nome é Si, de Sincera, com muito órgulho!!
Querem depô-la? Pois façam-lhe uma pega de caras!!
Onde já se viu, bichanar motins?? Só se for na sua terra, Dona Pitanga, que aqui em Portugal isso nunca se viu!!!!!!
Ena, falto aqui uns dias e logo se faz um reboliço....cá pra nós, do que se queixa a PresidentA!??
Amiga Velvet!
Concordo contigo até certo ponto.
Eu sonho imenso, sempre sonhei...desde sempre!
Às vezes identifico os rostos e sei o que e com quem sonhei.
Infelizmente quando são pesadelos, acordo e volto a sonhar, parece um filme de terror. Desses não gosto nada.
Do que eu concordo contigo, é no aspecto em que muitas vezes sonhamos com as coisas ou pessoas que queremos bem esquecidas.
Beijos
Ná
Pitanga,
tem que ser uma coisa muito bem feita, porque não te esqueças que ela não foi eleita. Auto-elegeu-se e por toda a vida.
Portanto...E se a desterrassemos? Ah, mas não podia ser para aí...
Ó aqui não, que há PresidentAs a mais! E eu ainda queria dizer ao ouvido da Si o tipo de sonhos que andam por aí a sonhar comigo. hehe
Querida Bluezinha, aqui a Maryblue nasceu a sonhar. Perdi alguns sonhos, mas ganhei outros. Por isso aconselho-te a nunca deixares de o fazer. Os sonhos transformam-nos a alma em céu, infinitamente azul.
Beijinhos azuis****
Pitanga e Blueelvet,
Estive a pensar no vosso caso e penso que não há nexexidade de fazer motins relativamente à prepotência da PresidentA.
Que tal se fizéssemos um abaixo assinado apelando para a alteração do regulamento do BlogoBairro uma vez que o que eu penso sobre o assunto é que os nus explícitos e feios devem mesmo ser multados.
O vosso caso, tanto o nu em contra-luz da Pitanga, como o nu entrevisto através de tules da BlueVelvet são de uma beleza extrema e nada chocante, deveriam estar fora dos casos multáveis.
Que me dizem? Acham que vou já ser marginalizada?
Palmas para ti TITE! Vou já meter-me no biquini que comprei hoje e que é de muito bom gosto (o biquini e a dona dele) e vou fazer uso de imagem lá na árvore. Diz lá BLUE!
Um motim programado e secreto?
Abaixo assinado?
Mais 350 € a cada uma pelo atrevimento e insubordinação.
Mas quais eleições, quais quê! A mim ninguém me demite, agarrei no cargo (proposto pelo senhor do Rochedo) e daqui ninguém me tira!
Estou frita!!!!
Isto não é uma insubordinação, foi apenas uma sugestão.
Então não devemos sublimar o belo em detrimento das fotos pecaminosas? Vergonhosas? Pseudo-eróticas? Escarros de beleza?
Vem aqui uma pessoa cheia de boas intenções e depois é multada, sem mais nem menos e, ainda por cima, numa altura de saldos em que o dinheirinho dá tanto jeito!!!!
Amuei!!!!
Embora discorde do seu princípio do sonho, suas lucubrações sobre o assunto estão muito bem ancoradas em argumentos lógicos. Ainda que a lógica seja diferente para alguns. De qualquer modo, bons sonhos em 2010. JUSTOS, bem entendido?
Um beijo!
Oliver,
um elogio seu vale por mil palavras.
Beijinhos. Muitos:)
Post a Comment