19 July 2008

PARABÉNS MR.MANDELA


Mr. Mandela,
eu sei que foi ontem, mas decerto não ficará zangado por só lhe dar hoje os Parabéns.
Ontem tive que escrever sobre algo que me indignou e que sei que o indignaria também.
Mas deixe-me confessar-lhe que a minha admiração por si é imensa. Por várias razões, sendo que algumas delas são:
1º O facto de ter estado preso 27 anos e nunca ter perdido os seus ideais. Pobre de mim que não aguentaria uma semana presa.
2º Quando foi posto em liberdade, não albergava nem rancor, nem ódio, mas amor e determinação para continuar a lutar e conseguir o fim do apartheid no seu País.
3º Quando se tornou Presidente não utilizou o poder para se vingar, o que prova que é um ser humano muito especial e superior.
4º Recebeu o Prémio Nobel da Paz e continuou com a humildade de sempre.
5º Citou muitas vezes Mahatma Gandhi como sendo a sua maior fonte de inspiração, não só pela filosofia de não-violência mas também por enfrentar a adversidade com dignidade.
São conhecidas muitas frases ditas por si ao longo da sua vida.
Escolhi estas por achar que têm a ver com amor:

"The greatest glory in living, lies not in never falling, but in rising every time we fall".
"If you talk to a man in a language he understands, that goes to his head. If you talk to him in his language, that goes to his heart".
E com o seu senso de humor:
"In my country we go to prison first and then become President."
Parabéns, Mr. Mandela.
Isto era o que lhe diria se me déssem 5 minutos com este homem fantástico.

13 nhận xét :

Maria said...

É muito bonito e ternurento o teu post....
Parabéns ao Nelson Manela.
Amandla!

Beijos azuis

Carminda Pinho said...

Como já é o 4º ou 5º post sobre o aniversário do Mandela, já pouco tenho a dizer, a não ser que o teu post está muito bem escrito.
Beijos

AGRY said...

A curiosidade mata, diz-se. Acabo de me apresentar como um sério candidato. Não por coacção, por gosto.
A entrevista da Paula, trouxe-me até este belo e excelente blog. Deparei com alguns pontos de contacto, sempre interessante. Que dizer mais, nestas circunstâncias, sem resvalar para a vulgaridade? Tá difícil.
Também eu gostei e voltarei

Francisco Medina said...

Sabias que o Mark Knofpler fes um concerto em Wembly Arena e dedicou o Brothers in Arms ao Nelson Mandela.
Bj

Unknown said...

Ora aí está aquilo a que eu chamo um Senhor com S bem grande. Merece bem as nossas felicitações =)

Beijo*

Justine said...

Carinhosa homenagem a este símbolo da luta pela liberdade, que nos afectou a todos...
beijo e bom fim de semana

Anonymous said...

Sim já saiu do castigo... O Fred é o cão mais popular de Almada e pleos vistou aumentou o seu séquito de fãs na blog-esfera... Ficaram todos zancados comigo :(
Bjocas e bom fim de semana...

Sunshine said...

Os grandes homens t�m que ser sempre lembrados...Infelizmente, n�o sei porqu� os pequeninos, s�o aqueles que mais aparecem nos telejornais!
Bjinhos com raios de Sol

ANTONIO SARAMAGO said...

Até á década de setenta, AFRICA era um Magnifico Paraiso, por coincidência ou não;em todos os continentes Africanos surgiu a revolta.
Mandela, foi um lutador, sofreu na pele tudo e mais alguma coisa, foi sem dúvida um Grande Lider, mas não sei se nesta altura não se sentirá arrependido da sua luta.

f@ said...

QUe bom ler este post e ainda por cima escrito por ti... pena que o final exige linguas.... não sei como sentir o mundo perante Homens imensos como NMandela... inspira e lumina... beijinhos das nuvens

meus instantes e momentos said...

mais uma vez, parabens pelo blog.Belos textos, belas fotos, belo som.Gostei daqui.
Vale a pena
Maurizio

sagitario said...

felizmente que existe uma força da Natureza que se chama Nelson
Mandela, ele continua a dar-nos lições de vida e a ensinar-nos a ser-mos melhores como seres humanos.

Para ele a minha respeitosa vénia

Donagata said...

Se me permite faço inteiramente minhas as suas palavras. belíssima homenagem a um homem que apesar de lutador, de idealista, de sofredor, soube não perder a candura.
Vale a pena ler a sua auto-biografia, já a li há muito tempo mas creio que o título é "Um longo caminho para a Liberdade"

Gostei da música...