17 February 2008

ANIVERSÁRIO I


É sempre assim...antes do meu aniversário começo a fazer contas à vida. É um exercício quase involuntário, sem dar por isso, começo a pensar e a tentar perceber se as coisas têm corrido como eu desejava... Há sempre uma grande distância entre aquilo que sonhamos quando somos crianças, e aquilo em que efectivamente nos tornamos. Não sei se neste instante, estou entre uma coisa e outra. Lembro - me muito bem quais eram os meus sonhos, por isso tenho a certeza de não os ter realizado.
Outro dia, falava com uma amiga comentando que dói mais a sensação de ter falhado do que saber que não realizei os meus sonhos.
E sempre que penso nisto, vem -me à memória uma música de Caetano: "quando eu te encontrei frente a frente não vi o teu rosto... chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto. É que narciso acha feio o que não é espelho..."
Era assim que ele se sentia quando ainda sabia escrever letras de música e quando, pela primeira vez, cruzou as avenidas Ipiranga e São João.
Foi no Rio de Janeiro que mais tempo tive para tentar realizar alguns dos meus sonhos. É uma cidade que nos devora a todos, num turbilhão constante. Cercada de mar por todos os lados, até o céu é mar. Mas é o umbigo do mundo. Um ponto de convergência de tanta coisa que acontece ao mesmo tempo. Foi o umbigo do meu mundo, pelo menos. E fez com que eu visse a real dimensão de todas as coisas.
Depois do Rio, a vida. Que me foi correndo, mal ou bem.
Que me foi correndo...
E agora, cá estou.
De novo perto de fazer anos. Os amigos olham - me e dizem: pareces uma menina, porquê esse medo?
Os amigos dizem-me: não tens uma ruga, porquê essa aflição?
Deve ser do inferno astral!
Vou continuar a fazer a minha viagem por dentro e ver se descubro, em meio a tanta desmemória, o que restou dos meus sonhos...

20 nhận xét :

António Sabão said...

Muitos parabéns! Fazes anos a 29 de Fevereiro?
beijiiiinhos

Henrique Dória said...

Mais cem anos de veludo azul!
Beijos

Henrique Dória said...

Ah, já me esquecia: vá ler uma sentença ao: odisseus.blogs.sapo.pt

f@ said...

LOl...Parabéns e beijinhos Blue olha que os sonhos não se gastam,... sonhos adiados ... ainda é tempo sempre é tempo grande abraço

samuel said...

Bom, seria não gastarmos tempo com o deve e haver dos sonhos (alguns impossíveis) do passado, mas sim a criar sonhos para o futuro.
Amanhã, poderemos vir a fazer alguma coisa que ultrapasse tudo o que fizemos (e não fizemos) até hoje.

Abreijinhos

Sol da meia noite said...

Minha querida, conheces alguém que tenha realizado todos os sonhos?...
Eu não, incluindo-me.
Importante é não perder a capacidade de sonhar... nem deixar que nos roubem sonhos... porque há sempre quem queira ter a exclusividade dos sonhos...
Mas os sonhos são de quem não tem medo de os sonhar!!!

Mil beijinhos

ruth ministro said...

Querida Blue, és uma mulher e pêras, basta ler-te para sentir o quão grande é essa alma e a força que ela tem. Não temas os anos, só te darão oportunidade de seres melhor, a cada dia que passa, porque sei que o serás.

Mil beijos e Parabéns :)

Manuel Damas said...

Aiiii............
Morri!!!!
"Devorame otra vez"!!!!!!
Adoro esta música e tantas, tantas e outras mais vezes ainda a dancei.
Apenas uma dúvida...é a versão do Juan Luis Guerra?

Manuel Damas said...

Oh Blue...
Este "post" do aniversário é alguma provocação para mim???
:))))))))))))))))))))))))
Sinto-me assim, também.
Faço anos amanhã....

Sunshine said...

Parabéns antecipados. Ás vezes os sinhos sonhados deixam de fazer sentido devido às voltas que a vida dá. O que temos que fazer é continuar a sonhar...
Obrigada pela tua visita ao meu cantinho...e sim há um coração que chora e alguém que sabe que voltará a sonhar...não sabe é quando.
Beijinhos

Outonodesconhecido said...

Embora muitos dos nossos sonhos se defaçam com a vida, outros aparecem, mais coloridos, mais fáceis de alcançar.
Não desitas...
Feliz aniversário

Pekenina said...

Todos falhamos em algo, mas tembém temos coisas que nucna pensarímos ter enquanto crianças. É a balança da vida sempre de um lado para o outro...
Grande beijo e muitas felicidades*

Ka said...

Olá BLue,

Todos nós temos sonhos que se desvanecem mas o segredo está na capacidade de continuarmos a sonhar :)
O sonho comanda a vida, lembras-te?

Andamos cá para sermos felizes e tu vas ser com toda a certea :)

Beijinho grande

*Um Momento* said...

Hum...

Eu estou contigo...
Olhamos á nossa volta... sonhos realizados ... outros por realizar...
Pensamos o que vivemos e o que ainda temos para viver...
Mal ou bem é a nossa vida...
E mais uma Primavera passou... outra se aproxima...
TEmos que sorrir-lhe para que a nós nos sorria também
Olha lá...
Já chega de nostalgia caraguh
Doçura minha anda daí...
Vamos ver as estrelas...
Olhar o céu...
Sentir a chuva... ah poizé... hoje chove...
E o resto... pensaremos depois
Hoje é dia de voltar a sonhar com coisas boas i mainada
Quanto aos Parabéns dou-te já ... não pelo teu aniversario mas por seres como és...TU MESMA!!!!

Ãbraça este beijo meu que te sopro com muito carinho e Amizade Doçura minha!!!!

Até já!!

(*)

Lisa's mau feitio said...

Amiga...

não se falha nunca. Acontece é que nem sempre atingimos os objectivos que propomos para nós... Mas não tem de ser necessariamente um falhanço.

Por vezes, não cumprimos objectivos porque desistimos. certo? E quem disse que desistir era atitude dos fracos?

Eu já desisti de algumas coisas e precisei de uma força transcendental para o fazer. Mais fraca teria sido se continuasse em frente, amiga...

Deixa chegar o teu aniversário!!
Mais um ano para ti!!

Cá estaremos a teu lado!!

Beijos e tem uma semana mesmo feliz, querida!!

Lisa

MIMO-TE said...

Blue,
Para quê pensar nos sonhos de criança, se os podes idealizar outros melhores agora! Estou certa que jamáis de iras acomodar e que sempre lutaras para conseguir novos objectivos. Os sonhos só terminam pq novos sonhos vão surgindo, consoante vamos amadurecendo e conhecendo a vida. Olha para o que tens que nunca tinhas sonhado! :) Vê pela positiva, vê a mulher/menina em que te tornas-te! :)
Uma mulher linda :)

Bjo
Mimo-te

Maria said...

Foi neste post que ontem esta coisa caiu......
... e hoje "trovoeja".....
Deduzo que vais fazer mais posts (quantos???) até ao dia dos teus anos, hehehehehe
Sonhos? Todos os dias, veludinha
e quanto mais tentam impedir mais eu sonho...

Beijinhos

Angel said...

Pelo que percebi ainda não é já a data..tens que nos esclarecer..por isso digo só..não abandones os Sonhos..é a unica coisa que conseguimos ficar..se um dia nos faltar tudo...beijinhos

Oliver Pickwick said...

Faça como eu, Velvet, às vezes só lembro do meu aniversário na véspera, ou no dia. É só uma data. Jamais faço festas, contudo, tem sempre um grupo de amigos e parentes que preparam uma surpresa.
Beijos!

Filoxera said...

Todos passamos por dias destes de balanço, creio.
Temos de dar mais valor aos sucessos e aos esforços do que ao que não correu tão bem...
Beijos.